Trabalhar sim, adoecer não
Esse é o tema da 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, que acontece neste fim de semana, em Brasília, com a presença dos bancários. A abertura oficial é às 19h desta quinta-feira, 24, ficando para a sexta e o sábado seguintes as discussões sobre as diversas questões que compõem a construção de relações de absoluto respeito à saúde dos trabalhadores de todos os setores da economia.
Os problemas referentes aos bancários especificamente também serão debatidos. Em destaque, a reivindicação junto ao INSS de suprimir definitivamente o programa Copes (Cobertura Previdenciária Estimada), mais conhecido como Altas Programadas.
Pelo programa, o trabalhador lesionado tem um prazo estabelecido pelo órgão público para voltar às atividades. Na prática, o que acontece é que, na maioria dos casos, as pessoas são obrigadas a trabalhar ainda incapacitadas.
O Sindicato, junto a representações de outras categorias, vem participando de uma série de atividades e encontros regionais, municipais e estaduais com a direção do INSS, coletando dados e fortalecendo os argumentos para exigir o fim das Altas Programadas.
“Esta é a principal bandeira que levaremos à Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador, entre outras também importantes para os bancários, como a inversão do ônus da prova das condições de adoecimento, nexo técnico, a subnotificação dos acidentes de trabalho etc.”, antecipa o diretor de Saúde do Sindicato, Walcir Previtale Bruno, que participa do evento.
fonte: Fábio Michel – Seeb SP