Trabalhadores de bancos internacionais aprovam plano de luta
Terminou há pouco em São Paulo a VI Reunião da Coordenadora das Centrais Sindicais do Cone Sul (CCSCS), com a aprovação de um plano unificado de lutas dos funcionários dos bancos internacionais com atuação na América Latina: Santander, BBVA, ABN e HSBC. Destaque para a Jornada Internacional de Luta, que será realizada entre 19 e 22 de setembro, sendo que as atividades deverão concentrar-se um dia em cada instituição: dia 19 no Santander, dia 20 no BBVA, dia 21 no ABN e dia 22 no HSBC.
O mote geral tirado no evento foi “Sindicatos fortes, respeito e ampliação dos direitos”, no entanto os funcionários de cada banco definiram suas prioridades específicas. No caso do Santander, as ações deverão reforçar o movimento pelo respeito à jornada de trabalho.
Os trabalhadores do banco espanhol no Brasil (Santander Banespa) buscarão focar suas atividades para pressionar a direção da empresa no tocante às condições de trabalho, manutenção do emprego, saúde e pagamento das horas extras.
Para o representante da Afubesp na reunião da CCSCS, Marcos Benedito, a unificação dos trabalhadores de todo o mundo para enfrentar as políticas dos bancos internacionais é fundamental. “Só assim teremos forças para buscar a universalização dos direitos.”
fonte: Airton Goes – Afubesp