TEMER PROMETEU APRESSAR TRAMITAÇÃO DA PEC
O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, disse há pouco, durante debate com empresários na Associação Comercial de São Paulo, que vai dar prioridade à tramitação da proposta de emenda constitucional (PEC), apresentada no dia da manifestação dos banespianos em Brasília. Se aprovada, a emenda, que conseguiu a adesão de 325 parlamentares em menos de 24 horas, anula o decreto de FHC que permite a participação de bancos estrangeiros no hipotético leilão e paralisa o processo de privatização do Banespa. A seguir, a íntegra da nota publicada no início da tarde no Broadcast da Agência Estado.
“O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), garantiu há pouco que dará prioridade à tramitação da emenda constitucional do deputado Gerson Peres (PPB-PA) que submete ao Congresso Nacional a privatização de instituições do sistema financeiro, que conta com o apoio de um amplo leque de parlamentares que incluem o ex-ministro Delfim Netto (PPB) e o líder do PT, José Genoíno. “A entrada do capital externo no País foi, de uma certa maneira, veloz, e agora precisa ficar sob controle”, disse há pouco, logo após ter defendido que o Banespa fique com empresários brasileiros. “É preciso preservar os valores nacionais”, completou.
Além do sistema financeiro, Temer manifestou preocupação com a privatização das empresas do sistema elétrico e dos setores de petroquímica e siderúrgico. “Devemos preservar ao menos uma parte da economia como nacional”, afirmou. Ao ser indagado se o Congresso não tem pouco prazo para provar a emenda constitucional proposta, já que o leilão do Banespa está marcado para maio, Temer disse que se o Congresso der prioridade para o projeto, conseguirá votar. “Se houver consenso, se consegue aprovar”, afirmou, ponderando que não está assumindo o compromisso pela aprovação da emenda até maio. Apenas que concorda que é um tema prioritário.”
fonte: AFUBESP