Taxa do cheque especial é a menor desde 1995, diz Procon-SP
A taxa média do cheque especial em outubro foi de 8,34% ao mês, segundo dados divulgados hoje pela Fundação Procon-SP. Esse é o menor percentual desde 1995, quando a pesquisa de juros começou a ser feita.
Na comparação com setembro, quando a taxa média foi de 8,50% ao mês, houve uma queda de 0,16 ponto percentual.
Dos 11 bancos pesquisados entre os dias 6 e 7 de outubro, apenas o BCN manteve a taxa do mês anterior. Os demais reduziram os juros. Nenhuma instituição elevou o percentual cobrado no cheque especial.
As três maiores quedas verificadas foram: Unibanco (de 8,70% para 8,45% ao mês), Banco do Brasil (de 7,75% para 7,55% ao mês) e Nossa Caixa (de 8,40% para 8,20% ao mês).
Juro do empréstimo pessoal também cai – A pesquisa da Fundação Procon-SP constatou que em outubro houve uma redução de 0,23 ponto na taxa média do empréstimo pessoal em relação a setembro. Dos 11 bancos pesquisados, todos reduziram os juros.
As três maiores quedas verificadas nas taxas de juros mensais de empréstimo pessoal foram: HSBC (de 5,85% para 4,54%), Banco do Brasil (de 5,30% para 4,90%) e Unibanco (de 6,20% para 5,85%).
Recomendação – “Apesar da diminuição [das taxas de juros], orientamos os consumidores a não recorrerem a estas formas de financiamento [cheque especial e empréstimo]”, disse o diretor-executivo do Procon-SP, Gustavo Marrone.
Segundo ele, ainda há espaço para os bancos promoverem um corte maior nas taxas de juros dessas duas linhas de crédito. “As sucessivas quedas das taxas de juros dos bancos comprovam aquilo que o Procon-SP vêm alertando: ainda existe muita gordura que pode ser cortada”, afirmou.
Os bancos pesquisados foram: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real, Unibanco e BCN (Banco de Crédito Nacional).
fonte: Folha Online