Suplicy volta a cobrar do presidente do Bacen a questão dos aposentados pré-75
O presidente do Bacen (Banco Central), Henrique Meirelles, esteve nesta terça-feira, 13, na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal para falar sobre a atual política monetária. Durante a audiência, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) questionou o depoente sobre as providências que estariam sendo tomadas em relação à Resolução 118/97 e o problema do reajuste dos aposentados pré-75 do Banespa.
“Representantes dos banespianos estão presentes, aqui no Senado, e querem ouvir uma resposta do Banco Central”, afirmou o parlamentar, referindo-se aos integrantes da CNAB (Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa) e da Afubesp (Associação dos Funcionários do Grupo Santander) que acompanharam os trabalhos na CAE.
Em resposta, Meirelles relatou que várias reuniões foram realizadas entre as lideranças dos aposentados pré-75 e o diretor de Liquidação e Desestatização do Bacen, Antonio Gustavo Matos do Vale. E que este também se encontrou com a direção do Santander. Os encontros resultaram na constituição de um fundo de complementação, o Plano V.
Disse ainda que o banco espanhol informou que deverá apresentar uma proposta à Secretaria de Previdência Complementar em relação a outros itens cobrados pelos aposentados.
De acordo com Herbert Moniz, da CNAB, o presidente do Bacen, em sua fala, deve estar se referindo aos cinco pontos do regulamento do Plano V, sobre os quais a representação dos aposentados reivindica aperfeiçoamentos.
A cobrança do senador Suplicy, feita hoje, está relacionada a outro depoimento de Meirelles à CAE, ocorrido dia 13 de junho de 2006. Na ocasião, o debate possibilitou o início dos encontros entre representantes dos aposentados e o Bacen. E deste com o Santander.
Como ocorreu da vez anterior, Suplicy apresentou requerimento para que a direção do Banco Central receba novamente as lideranças dos banespianos pré-75. Ao final, ficou acertado que os diretores Antonio Gustavo Matos do Vale e Antero Meireles irão se reunir com o segmento em data ainda a ser definida. “Assim que for acertado o dia e local, informaremos aos nossos colegas”, avisa Herbert.
Além de Herbert, participaram da atividade em Brasília: os banespianos Oliver Simioni, Sérgio Roberto Zancopé e Alfredo Rossi.
Negociação com o banco está marcada para quinta-feira – Além da iniciativa no Senado, os aposentados pré-75 também estão cobrando o reajuste da complementação no âmbito da Câmara dos Deputados. Está marcada para a próxima quinta-feira, dia 15, nova rodada de negociação com o banco, sob mediação da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
fonte: Airton Goes – Afubesp