Sindicatos lançam Revista do Brasil com tiragem de 360 mil
A partir da próxima semana, bancários, metalúrgicos, químicos, eletricitários, gasistas, trabalhadores da saúde de várias cidades do país começam a receber uma nova revista produzida por alguns dos maiores sindicatos do Brasil, todos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
A tiragem inicial, de 360 mil exemplares, chegará mensalmente à casa dos associados a essas entidades sindicais. Já na segunda edição, a intenção dos sindicatos é fazer com que a revista cresça em número de páginas – atualmente são 36 – e, um pouco mais adiante, chegue à casa dos trabalhadores semanalmente. O projeto prevê também, no curto prazo, a venda em bancas.
“Essa é uma proposta ousada que quer trazer comunicação de qualidade para o trabalhador e sua família, mas sob um ponto de vista diferente daquele que é praticado pela grande imprensa: o ponto de vista do próprio trabalhador”, anuncia o diretor de comunicação e imprensa do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Hugo Tomé.
A Revista do Brasil “vem à luz depois de um longo período de gestação em que dirigentes sindicais, jornalistas e apoiadores realizaram um sem-número de debates em busca de sua identidade editorial, seu desenho gráfico, seu nome e os temas que ocuparão suas páginas neste e nos próximos números. Seu projeto editorial e gráfico combina idéias para debates, prestação de serviço, assuntos de interesse público com seriedade e prazer da leitura. Suas diretrizes serão os valores da ética, democracia, solidariedade, participação social e cidadania”, anuncia o editorial de sua primeira edição.
“Essa é uma tarefa árdua”, avalia o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Mas os sindicatos uniram-se para assumi-la porque julgam importante manter uma publicação que dê aos trabalhadores a possibilidade de aliar um novo olhar sobre os problemas que afligem a sociedade ao prazer da leitura, numa linguagem clara, objetiva, e num material de muita qualidade”, completa Marcolino.
Leia abaixo o editorial da Revista do Brasil:
Informação transforma
Este é o primeiro número da Revista do Brasil, que será distribuída a cerca de 360 mil sócios dos sindicatos participantes deste novo projeto de comunicação popular. Ele vem à luz depois de longo período de gestação – em que dirigentes, jornalistas e apoiadores realizaram um sem-número de debates em busca de sua identidade editorial, seu desenho gráfico, seu nome e os temas que ocuparão suas páginas neste e nos próximos números. A revista começa a circular mensalmente, com 36 páginas. Mas vai crescer e chegar à circulação semanal – e também às bancas – em todo o país. Seu projeto editorial e gráfico combina idéias para debates, prestação de serviço, assuntos de interesse público com seriedade e prazer da leitura. Suas diretrizes serão os valores da ética, democracia, solidariedade, participação social e cidadania.
E por que uma nova revista? Pesquisa recente da BBC de Londres – feita em dez países, inclusive o Brasil – revelou que parcela significativa da opinião pública sente-se insatisfeita com o que encontra nos meios de comunicação. Além disso, mesmo com a quantidade enorme de jornais e revistas hoje existentes, boa parte das pessoas que agora nos lêem, não recebe em casa nenhum veículo de comunicação. Algumas entidades de trabalhadores, percebendo essa carência, mantêm ou já tiveram bem-sucedidas experiências com revista. Mas o custo é alto, não traz receita, não há fins comerciais e isso sempre tornou difícil ampliar ou manter projetos dessa natureza.
A Revista do Brasil surge com o objetivo de vencer esse desafio e outros que virão. Ela resulta do esforço de pessoas que têm como objetivo fazer da informação também um projeto de transformação do país. Este é o primeiro passo de uma caminhada que, esperamos, vai entrar para a história.
data: 26/05/2006