Sindicato de Porto Alegre envia abaixo-assinado ao Santander Banespa
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região enviou na quinta-feira, dia 1º de dezembro, um documento ao presidente do Grupo Santander Banespa, Gabriel Jaramillo, encaminhando as adesões de 662 clientes e usuários em abaixo-assinados, durante o Acampamento pelo Emprego realizado ontem, dia 30 de novembro, em frente à agência Centro do Banespa.
No dia 30 de novembro acabou a vigência da cláusula de garantia de emprego no acordo específico do Banespa e até agora o banco não abriu negociações com as entidades sindicais e representativas. Os bancários querem a prorrogação por um ano dessa garantia, extensiva para todos os trabalhadores do grupo. Há boatos nas agências, não desmentidos pelo banco, de que poderão ocorrer duas mil, três mil e até quatro mil demissões.
Segundo o funcionário do Santander Meridional e presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo, os abaixo-assinados revelam o apoio da clientela e da população à luta dos bancários em defesa do emprego, uma vez que não se justificam as ameaças de novas demissões diante dos altos lucros acumulados pelo grupo espanhol.
O funcionário do Banespa e diretor do Sindicato, Federação dos Bancários do RS e Afubesp, Ademir Wiederkehr, espera que o banco ouça o clamor dos abaixo-assinados e os protestos da categoria, pois é inaceitável que uma instituição que lucra bilhões de reais queira agravar ainda mais a crise social praticando demissões, às vésperas do Natal.
Na correspondência, o Sindicato “reitera o pedido das entidades sindicais e representativas dos bancários pela abertura imediata de negociações para discutir a pauta específica de reivindicações aprovada no 19º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa”.
Veja a íntegra da carta do Sindicato para Jaramillo:
Porto Alegre, 1º de dezembro de 2005.
Ao
Grupo Santander Banespa
Presidência
Att. do Sr. Gabriel Jaramillo
São Paulo – SP
Prezado Senhor:
Ref.: Abaixo-assinado de clientes e usuários da agência Porto Alegre Centro do Banespa.
Ao cumprimentarmos Vossa Senhoria, vimos encaminhar-lhe, em anexo, abaixo-assinados de clientes e usuários da agência Porto Alegre Centro, com um total de 662 adesões, manifestando-se a favor da manutenção da garantia de emprego aos funcionários do Banespa com extensão aos demais trabalhadores do Grupo Santander Banespa.
As assinaturas foram coletadas no dia 30 de novembro. Uma cliente há mais de 20 anos da agência disse que vai fechar a conta se ocorrerem demissões.
Os signatários pedem também “a contratação de mais funcionários para acabar com as filas e a redução das altas taxas de juros e tarifas cobradas dos clientes”.
Registramos, ainda, que vários clientes se manifestaram pela ampliação do horário de atendimento ao público. Os bancários defendem o horário das 9h às 17h com dois turnos de trabalho, viabilizando a melhoria do atendimento e a geração de empregos.
Com esse apoio dos clientes e usuários do banco, vimos reiterar o pedido das entidades sindicais e representativas pela abertura imediata de negociações para discutir a pauta específica de reivindicações aprovada no 19º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa.
Queremos um Natal com emprego, unificação dos contratos, saúde, segurança e melhores condições de trabalho. Com os lucros acumulados, o grupo espanhol não tem motivos para demitir e pode atender as justas demandas de seus funcionários.
No aguardo de sua resposta, subscrevemo-nos.
Atenciosamente
Juberlei Bacelo
Presidente
Fábio Soares Alves
Secretário-Geral
Fonte: afubesp