Sindicato de Limeira denuncia assédio moral no Santander Banespa
O Sindicato dos Bancários de Limeira denunciou, no dia 31 de maio, o Gerente Geral do Santander Banespa da agência Limeira, ao Ministério Público do Trabalho da 15ª Região – Campinas (SP), por prática de assédio moral contra os funcionários da unidade.
Humilhações, intimidação por meio de ameaça de demissão, transferências arbitrárias, além de verdadeiras sessões de torturas coletivas (reuniões) e individuais, são comuns na agência. “O gerente grita, esbraveja, xinga com palavras de baixo calão, chama todos de incompetentes isola alguns funcionários que considera “indesejáveis”, colocando-os para a parede sozinho na mesa para atender exclusivamente pelo telefone”, denuncia a secretária-geral do Sindicato dos Bancários de Limeira, Dalva Radeschi.
Segundo a dirigente, a entidade também denunciou a extrapolação da jornada, o trabalho aos finais de semana (inclusive fora da agência) e o não-pagamento das horas extras.
“Aproveitamos ainda para denunciar a exploração da mão-de-obra fraudulenta feita pelo banco, que utiliza estagiários como bancários.”, comenta a dirigente. “Os estagiários têm, inclusive, metas absurdas para cumprir, enquanto o banco os ilude com promessa de contratação, mas ao final dos dois anos eles simplesmente não são efetivados”, complementa Dalva.
data: 02/06/2006