Sindicato, bancários e clientes unem-se por novas contratações
Sobrecarga de trabalho é a campeã das reclamações no Grupo Santander Banespa. Diante disso, o Sindicato convoca clientes e bancários para exigir a contratação de novos trabalhadores e a regularização de todos os estagiários
A história se repete: os bancos lucram sem parar, demitem funcionários, prejudicam clientes, além de explorar os que ficam nas agências e passam a trabalhar dobrado para compensar a falta de mão-de-obra. Diante desse quadro, no último dia 18, diretores do Sindicato dos Bancários do ABC saíram às ruas em atividade junto a clientes, usuários e funcionários do Santander Banespa para pedir apoio e pressionar a instituição a efetuar novas contratações.
A população colaborou em abaixo-assinado que será entregue à diretoria do Grupo, reivindicando novos funcionários para que possa haver melhor qualidade no atendimento e redução de filas, já que a situação nas agências está insustentável.
Enquanto esse sufoco perdurar dentro das agências (excesso de horas extras, trabalho aos sábados, horário estendido etc), o Sindicato continuará a campanha em outras cidades do ABC, denuncindo à sociedade o caos generalizado promovido pelos bancos, especialmente o Grupo Santander Banespa.
“Com o lucro de R$ 1,750 bi em 2004, não há razão para que o Santander deixe de contratar novos bancários e ampliar oportunidade de emprego”, afirma Ageu Ribeiro, diretor do Sindicato e funcionário do Grupo. “Os estagiários, por exemplo, que já exercem funções bancárias, estão à espera de uma oportunidade. A hora mais apropriada é essa.”
Reclamações no Procon – Segundo o Procon, o Santander Banespa é uma das 33 empresas que menos atenderam as reclamações dos consumidores bancários no ano passado.
fonte: Airton Goes – Afubesp, com informações do Seeb ABC