Seminário lança campanha sobre saúde mental em Porto Alegre
Não são apenas as Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho, a conhecida sigla LER/DORT, que afastam os trabalhadores de suas atividades. É cada vez mais comum a incidência de problemas relacionados à saúde mental entre os bancários.
Para tentar reverter estes índices de diagnósticos e auxiliar na prevenção das doenças, o SindBancários lança, em parceria com a FEEB-RS e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, a campanha de sensibilização e prevenção da Saúde Mental, com o slogan “Assim NÃO Agüento! De olho na Saúde Mental”.
O lançamento será realizado no dia 15 de junho, na Casa dos Bancários, a partir das 9h, durante a realização de um seminário sobre o tema. A atividade é dirigida a sindicalistas, cipeiros, delegados sindicais, trabalhadores bancários, técnicos e assessores em Saúde do Trabalhador. O projeto também conta com o apoio financeiro do Ministério da Saúde.
A idéia é discutir a problemática Saúde Mental & Trabalho na categoria e informar os bancários sobre os riscos à saúde mental a que estão submetidos. Por isso, serão identificadas as principais fontes de agravo à saúde dos trabalhadores, com ênfase nas situações geradoras de sofrimento psíquico.
A campanha vai produzir e distribuir material informativo e oferecerá cursos de formação e treinamento, contemplando noções básicas em saúde do trabalhador, saúde mental e trabalho, legislação e vigilância em saúde.
Também está prevista a realização de pesquisa-ação através de dinâmica de grupos focais e um seminário final de avaliação e divulgação dos resultados para a categoria e órgãos envolvidos com a Saúde do Trabalhador.
fonte: SindBancários