Seeb PoA convoca assembléia para a mobilização dos bancários
Acompanhando o calendário aprovado pelo Comando Nacional, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região vai realizar na próxima quarta-feira, dia 21, às 19h, uma assembléia geral da categoria, no Clube do Comércio (Rua dos Andradas, 1085), para avaliar o andamento das negociações, intensificar a mobilização e organizar a construção da greve, caso os banqueiros se mantenham intransigentes.
Após três negociações, eles nada ofereceram para quem produz os lucros recordes dos bancos. Na terça-feira, dia 20, feriado estadual no Rio Grande do Sul, ocorrerá às 15h a quarta rodada entre o Comando Nacional e a Fenaban. E está marcado o Encontro Nacional dos Bancários para o dia 1º de outubro, em São Paulo.
Os bancários reivindicam um reajuste de 11,77%, maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR), elevação dos pisos salariais, aumento da 13ª cesta-alimentação e melhores condições de saúde, segurança e trabalho.
Também as reuniões sobre as reivindicações específicas dos funcionários dos bancos públicos não estão avançando. Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia não fizeram nenhuma proposta para as demandas de seus trabalhadores. O Banrisul sequer agendou uma negociação. Pode?
Entretanto, não basta apoiar a luta do Sindicato, mas ficar somente na torcida. “A participação de cada bancário nas atividades de mobilização é fundamental para quebrar a intransigência dos bancos”, afirma o presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo. “A assembléia será excelente oportunidade para participar, mostrar a indignação e aumentar a força de pressão da categoria”, reforça o diretor de comunicação, Ademir Wiederkehr.
fonte: Seeb PoA