SEEB ABC POSSUI DOCUMENTO QUE COMPROVA FRAUDE EM ESTÁGIOS DO BANESPA
Estagiários estão tendo que vender produtos do Banespa, o que é ilegal
O Sindicato dos Bancários do ABC e Região tem em mãos documentos que relacionam centenas de bancários, inclusive da Regional, com produção zerada nas metas para venda de produtos. A listagem para vendas de seguros Cosesp, por exemplo, especifica nomes de estagiários que não informaram o cumprimento das metas.
O documento que comprova a utilização de estagiários para a venda de produtos do Banespa está sendo encaminhado ao Ministério Público do Trabalho como prova da irregularidade. De acordo com a assessora jurídica do Sindicato, Ana Paula Spinella, “ficou flagrante que os estagiários do Santander Banespa exercem funções não compatíveis com a prática de estágio”.
Para os dirigentes do Seeb ABC a constatação não é nenhuma surpresa. “Como não é também a cobrança absurda de metas, o desrespeito à jornada de trabalho, o constrangimento pelo qual passam os funcionários do Banespa aqui na região, a exemplo da agência 060 São Bernardo do Campo”, aponta o presidente da entidade, Vagner de Castro, que é funcionário do banco.
“O que faltava, como elemento preponderante nesses casos de abusos do banco, era a prova que agora temos”, observa Ageu Ribeiro, diretor do Sindicato e também funcionário do Banespa.
Os estagiários, assim como os funcionários, são explorados de todas as formas pelo banco, só que com um agravante: não têm os direitos básicos de qualquer trabalhador, como FGTS, férias e carteira assinada.
Além disso, o estagiário acaba prejudicado no desenvolvimento do seu curso universitário, uma vez que há desvios de sua função no banco que não correspondem ao conteúdo curricular.
O Grupo Santander tem mais de 5 mil estagiários, dos quais 3 mil no Banespa. Em vez de contratá-los para resolver o problema, o banco os utiliza como mão-de-obra barata para aumentar a lucratividade.
O sindicato está orientando os bancários da base a denunciar as irregularidades por meio do site www.bancariosabc.org.br.
Fonte: Seeb ABC
fonte: AFUBESP