SEDE DO INSTITUTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS FLORESTAN FERNANDES SERÁ INAUGURADA HOJE
Será inaugurada hoje, na capital paulista, a sede do Instituto de Políticas Públicas Florestan Fernandes, que, segundo texto de divulgação do evento, nasce com o intuito de ser um dos principais espaços de debates, reflexões e discussões para elaboração de propostas de qualidade para a gestão pública do município.
O Instituto foi criado por iniciativa do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores para ser um fórum que tenha os movimentos sociais como interlocutores e desenvolva um debate “aberto e plural, democrático e suprapartidário, sistemático e contínuo”.
Com o desafio de buscar novos rumos para a cidade, incorpora seis áreas temáticas entres seus objetos de estudos: política urbana e metrópole; gestão pública, participação e cidadania; perfil econômico; financiamento público e orçamento municipal, políticas sociais e cultura e comunicação.
Presidido pela psicóloga e ex-deputada federal Marta Suplicy, tem na diretoria e Conselho Deliberativo representantes de diversos segmentos sociais, personalidades e técnicos reconhecidos de diversas áreas públicas. Eduardo Rondino, presidente da Afubesp, e João Vaccari, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, integram o Conselho Deliberativo, a convite dos organizadores.
Segundo Rondino, a capital paulista, apesar de ser uma megalópole, não tem nenhum organismo que pense e elabore proposições e alternativas para administrar a cidade. Ele afirma que seu objetivo ao participar do Instituto é discutir uma política de crédito para o desenvolvimento dos municípios e para a geração de empregos .
“Eu vejo ali um local privilegiado para debater com vários segmentos sociais a importância de um banco público de verdade para o fornecimento do crédito necessário para o crescimento econômico e social de qualquer região. Um tipo de financiamento que não encontra respaldo nas instituições privadas.”
fonte: AFUBESP