Saúde do Trabalhador: Conferência aprova resoluções
Realizada no último fim de semana em Brasília, sob o lema “Trabalhar, sim. Adoecer, não, a 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador aprovou resoluções importantes como o fortalecimento das instâncias de controle social, a intersetorialidade entre os órgãos governamentais (sobretudo os Ministérios da Saúde, Trabalho e Emprego e Previdência), a universalidade das ações, a defesa do Seguro Acidente do Trabalho (SAT) público, a aprovação do Fator Acidentário Previdenciário (FAT) e referendo do nexo epidemiológico e o fortalecimento da Rede Nacional de Saúde do Trabalhador (Renast).
As resoluções aprovadas pelo evento vão servir de base para a definição de uma política nacional focada na prevenção e na promoção da saúde do trabalhador. A grande maioria das propostas apresentadas pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) foi aprovada na conferência, que contou com a participação de 1.500 delegados de todo o Brasil, representando diversos segmentos sociais: trabalhadores de categorias como a dos bancários, governos nas três esferas (federal, estaduais e municipais), movimentos populares, universidades, aposentados, trabalhadores informais e conselhos profissionais.
A 3ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador foi convocada conjuntamente pelos Ministérios da Saúde, Previdência Social e Trabalho e Emprego. O evento está previsto na lei 8.142/90 e deve ser realizado a cada quatro anos.
fonte: Fenae Net