Saúde: Bancários exigem aprovação da resolução 1.236
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região vai entregar uma carta de repúdio ao projeto piloto de altas programadas ao superintendente estadual do INSS, Carlos Gabas, durante seminário sobre saúde que acontece no próximo dia 8 de junho, quarta-feira, na sede da CUT.
Além disso, a entidade também vai exigir a imediata implantação da Resolução 1.236, que altera a alíquota o pagamento dos bancos ao SAT, devido a incidência de doenças ocupacionais.
Atualmente, os bancos pagam 1% sobre a folha de pagamento. De acordo com a resolução, os bancos começariam a pagar 2%, podendo no futuro retroagir para 1% – se comprovado a diminuição dos casos – ou aumentar para 4%.
Também queremos que o INSS reconheça que o trabalhador ao apresentar uma doença com alta incidência na sua categoria ou função, já tenha direito ao reconhecimento da doença ocupacional.
“Com este reconhecimento, o perito não mais avaliará o nexo causal, e sim, se há ou não capacidade laborativa do trabalhador. O bancário também não vai mais ter que fazer uma maratona para provar que sua doença teve origem no trabalho. O ônus da prova passará a ser, desta forma, do empregador”, afirma a diretora do Sindicato e secretária de Saúde, Rita Berlofa.
fonte: Seeb SP