São Paulo: bancários do Santander Banespa aprovam aditivo à Fenaban
Em assembléia realizada na noite de ontem, dia 22, os bancários do Santander Banespa da base de São Paulo aprovaram, por ampla maioria, as cláusulas especificas aditivas à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
As cláusulas do aditivo aprovado foram resultado de quatro rodadas de negociações entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e a direção do banco, tendo como pauta a minuta de reivindicações específicas aprovadas no 20º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa.
“O contrato contém avanços, como a manutenção da estabilidade pré-aposentadoria de 36 meses até 28 de fevereiro de 2007″, afirma Camilo Fernandes, funcionário do banco e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo. “Além disso, os bancários do Santander Banespa serão os primeiros trabalhadores de bancos privados a terem acordo aditivo à Fenaban”, complementa.
Aposentados se abstêm – Os aposentados se abstiveram da votação sobre o acordo aditivo e leram na assembléia uma declaração de repúdio ao banco, pela não-incorporação da cláusula que trata do abono extraordinário aos pré-75.
Veja as principais cláusulas do acordo aditivo aprovado:
Estabilidade pré-aposentadoria – O banco prorroga para os trabalhadores do Banespa por mais 180 dias a partir de 1 de setembro. Depois vale a regra da Fenaban, quando o período de estabilidade passará de 36 para 24 meses. O tempo mínimo para aquisição necessária será mantido – 21 anos de banco para a mulher e 25 anos para os homens.
Vale-refeição para afastados – O banco mantém o pagamento por 180 dias para quem se afastou até 31 de agosto deste ano. A partir daí faz uma redução gradativa da seguinte forma: afastado a partir de 01/09 – 179 dias, 02/09 – 178 dias, 03/09 – 177 dias e assim por diante até chegar na regra da Fenaban, que prevê a suspensão do pagamento do tíquete-refeição após o 15º dia de afastamento, já no caso da cesta-alimentação, o valor deixa de ser creditado após seis meses.
Indenização por morte ou incapacidade decorrente de assalto – O banco mantém para os trabalhadores do Banespa prorrogando por mais 180 dias, a partir do dia 9 de setembro. Após esse período vale o que diz a Fenaban.
Jornada de trabalho – Todo bancário que veio do Banespa tem direito a 15 minutos de descanso dentro da jornada de trabalho de seis horas. O banco irá atender a reivindicação e estende o direito a todos os trabalhadores do Santander Banespa.
Plano Cargos e Salários – O banco agendou, para o dia 5 de dezembro, uma reunião para apresentar aos dirigentes a proposta que o banco irá implantar para o PCS.
fonte: Airton Goes, com informações do Seeb SP