Santander vai fechar agência São João em Porto Alegre
Na próxima sexta-feira, dia 19, mais uma agência do Santander será extinta em Porto Alegre, ameaçando o emprego de seis funcionários. O banco fechará as portas da agência São João, na zona norte da capital. O anúncio foi feito na última quinta-feira, dia 11, pelo superintendente regional, durante reunião com os funcionários.
Segundo o funcionário do Banespa e diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Sérgio Eduardo Aragão Teixeira, “as contas dos clientes serão transferidas para a agência Passo D’Areia, do Banespa, que recentemente foi reformada”.
Para o banco, trata-se de um “fusionamento de agências” com “agência madrinha”. Mas para os bancários, esse fechamento tem sido marcado por demissões. Aliás, o gerente geral foi dispensado.
“Exigimos o aproveitamento do maior número de funcionários na agência Passo D’Areia, pois já conhecem os clientes, evitando que eles utilizem o fechamento da unidade para trocar de banco”, propõe o dirigente sindical.
Para Sérgio, “os demais funcionários devem ser remanejados para outras dependências, uma vez que o banco vive deslocando caixas de uma agência para outra, como para o novo posto no Hospital da PUC, diante da falta de pessoal em várias unidades”.
O fechamento da agência São João ocorre cerca de um mês após a integração tecnológica dos sistemas do Santander e Banespa, implementada no dia 15 de abril, na véspera da Páscoa.
Mobilização – Na próxima sexta-feira, dia 19, às 13h, o SindBancários e a Federação dos Bancários do RS realizarão um ato público estadual em frente à agência Matriz, denunciado as jogadas do Santander Banespa que não aparecem na propaganda milionária no rádio e na televisão. “Queremos garantia de emprego, mais contratações e fim das metas abusivas e do assédio moral”, conclui Sérgio.
fonte: SindBancários