Santander não reduz custeio do Plano II do Banesprev
A diretoria do Santander Banespa não aceita a redução do custeio do Plano II do Banesprev para os que possuem contrato de trabalho com a patrocinadora Banespa. Segundo o diretor administrativo eleito do Banesprev, Walter Oliveira, “trata-se de um desrespeito à decisão aprovada pela assembléia geral dos participantes do Banesprev, realizada no dia 29 de abril, em São Paulo”. Com isso, o custeio do plano II para esses participantes continuará nos mesmos patamares praticados em 2005 (19,32%).
Walter lembra que a assembléia deliberou que qualquer necessidade de reversão da taxa de custeio aos patamares de 2005 seria revista junto à diretoria executiva e conselho de administração do Banesprev e que os participantes seriam comunicados com a devida antecedência. A direção do banco, porém, não concorda com essa decisão.
“A redução do custeio é plenamente viável, devido à nota atuarial que é elaborada anualmente, por profissional independente da entidade”, defende Walter. “Foi constatado que o déficit apresentado no Plano II é imaterial em relação às reservas matemáticas e, com base no histórico observado, pode ser revertido com rentabilidades futuras, inclusive no estudo foram dispensadas recomendações para o equacionamento imediato, sendo orientado apenas um acompanhamento ao longo do ano de 2006.”
O diretor administrativo ressalta que “a base de participantes utilizada para elaboração da proposta é referente ao mês de setembro de 2005, que não contemplava os demitidos a partir de 8 de dezembro do ano passado, o que, quando for atualizada, alterará significativamente o resultado. Além do mais, não há previsão de aumentos salariais significativos para os bancários e, portanto, não há motivos técnicos para manter o custeio nos patamares atuais”.
Para Walter, “a decisão do banco não passa de uma forma de demonstração de poder, de truculência e falta de respeito com os banespianos, coisa que é bem peculiar no Santander Banespa, pois também não respeita os aposentados e os bancários que adquiriram doenças no trabalho”.
Veja quem terá redução
Em relação às demais patrocinadoras, a direção do Santander Banespa deliberou pela redução de custeio, pois todas fecharam o ano com superávit, sendo aprovadas as novas taxas de contribuição propostas, que passam a valer a partir de junho. Veja os patamares aprovados:
– Banespa S.A. Corretora de Câmbio e Títulos: 14,14%;
– Banespa S.A. – Serviços Técnicos, Administrativos e de Corretagem de Seguros: 7,57%;
– Caixa Beneficente dos Funcionários do Banco do Estado de São Paulo – CABESP: 10,14%;.
PATROCINADOR VIGENTE PROPOSTA/2006
BANESPA SERVIÇOS (TOTAL) 11,47% 7,57%
Patrocinadora 6,35% 4,17%
Participante 5,12% 3,40%
PATROCINADOR VIGENTE PROPOSTA/2006
BANESCOR (TOTAL) 24,50% 14,14%
Patrocinadora 13,49% 7,78%
Participante 11,01% 6,36%
PATROCINADOR VIGENTE PROPOSTA/2006
CABESP (TOTAL) 18,98% 10,14%
Patrocinadora 10,45% 5,58%
Participante 8,53% 4,56%
fonte: SindBancários com informações do Banesprev