Santander marca reunião do Comitê de Relações Trabalhista
Na próxima terça-feira, dia 4 de julho, às 16h, ocorrerá reunião do Comitê de Relações Trabalhistas do Santander Banespa. O local, em São Paulo, ainda não foi definido. Uma série de problemas nos locais de trabalho será apresentada aos representantes do banco, na expectativa de garantir o respeito aos direitos e melhorar as condições de trabalho.
A pauta da reunião está sendo organizada pelas entidades sindicais. “Um dos temas que vamos encaminhar para discussão com o banco é a concessão da falta abonada até julho para todos os funcionários que trabalharam no sábado de aleluia, dia 15 de abril, por ocasião da integração tecnológica dos sistemas dos dois bancos”, adianta o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários), Federação dos Bancários do RS e Afubesp, Ademir Wiederkehr. “Algumas agências de Porto Alegre começaram a organizar escalas para o gozo da folga prometida”.
Também serão pautadas as metas abusivas impostas pelo banco para a venda de produtos. “O banco tem que acabar com o assédio moral, que está deixando os funcionários estressados, à beira de um ataque de nervos, prejudicando a saúde e piorando as condições de trabalho”, aponta o dirigente sindical.
Outro tema a ser levantado deverá ser o ponto eletrônico. “Depois que funcionários de algumas agências começaram a registrar o horário efetivamente trabalhado, o banco proibiu o pagamento de horas extras”, denuncia Ademir. “Além disso, os gerentes permanecem sem controle de ponto, ao contrário de outros bancos privados”, ressalta. “Exigimos o respeito à jornada de trabalho.”
Antes do Comitê Trabalhista, os integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander Banepa se reunirão às 9h, no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, para discutir a organização das próximas atividades de mobilização.
O diretor da Contraf-CUT e vice-presidente da Afubesp, Paulo Stekel, informa que as entidades sindicais que tiverem demandas para serem incluídas na pauta, devem mandá-las impreterivelmente até às 18h desta sexta-feira, dia 30, a fim de que possam ser encaminhadas ao banco com a devida antecedência para a pauta da reunião do Comitê Trabalhista. As demandas devem ser encaminhadas para os e-mails: [email protected] e [email protected].
fonte: SindBancários