Santander e Itaú disputam conta de servidor carioca
A partida acaba de ser oficialmente iniciada. De um lado, o time do Santander Banespa, que comprou o direito de ter a exclusividade sobre a folha de pagamentos dos servidores do município do Rio de Janeiro e começa esta semana a fazer os pagamentos. Do outro lado, são cerca de onze adversários, mas um em especial, o Itaú, que detinha antes quase metade dessa clientela.
Na disputa, o Santander Banespa pretende usar como estratégia um conhecimento que vem adquirindo em outra frente de batalha, na qual ocupa o lugar oposto. Em São Paulo, o banco espanhol tem a tarefa justamente oposta, de tentar manter os clientes da folha de pagamento estadual, que é do Santander Banespa mas será transferida para o banco estadual, a Nossa Caixa, a partir de janeiro.
“São tarefas diferentes e ambas desafiantes. Em São Paulo, trabalhamos para manter os clientes conosco e no Rio temos que cativá-los para que eles optem por usar a nova conta”, disse Pedro Coutinho, vice-presidente executivo de rede do Santander.
Para ganhar o jogo no Rio, o banco espanhol correu contra o tempo para atenuar seu principal ponto fraco, o tamanho da rede de atendimento na cidade, que tinha apenas 30 pontos. Investiu no total R$ 600 milhões (já contando o valor de R$ 336 milhões pago no leilão da folha) para elevar esse número para 130.
Na estréia das novas agências e do pagamento aos servidores municipais, o Santander contabilizou 80 mil transações. Com a conquista da folha de salários da prefeitura, o banco tem agora a responsabilidade sobre pagamentos que somam R$ 2,2 bilhões por ano a 165 mil funcionários. O superintendente executivo de rede do Santander, Marcelo Malanga, espera que o atendimento seja um diferencial importante para conquistar os clientes.
Alguns servidores ouvidos pelo Valor disseram que os bancos têm enviado cartas ou telefonado para tentar manter o relacionamento. “O Santander ofereceu muitas vantagens de crédito, cartão com limite altíssimo, financiamento para casa e carro”, contou uma funcionária.
Já o Itaú publicou anúncio de quase página inteira nos jornais cariocas e está enviando cartas oferecendo vantagens aos servidores para que eles continuem fiéis.
De acordo com uma outra servidora, o Itaú mandou uma carta oferecendo algumas vantagens e isenções para que ela mantenha o relacionamento ativo. No anúncio dirigido aos servidores, o banco lembra que o dinheiro do salário pode ser transferido sem custo para a conta antiga, conforme estava no edital de licitação. Um dos argumentos do Itaú é a rede extensa no Estado do Rio, onde possui 340 agências e 4,5 mil caixas eletrônicos. A compra do Banerj, em 1997, garantiu uma posição privilegiada no estado.
No primeiro dia da mudança dos pagamentos, quinta-feira, o vice-presidente sênior de controle econômico do Itaú, Henri Penchas, afirmou não poder dimensionar o impacto. “Temos uma ótima rede no Rio. Não temos idéia ainda da reação dos clientes. Às vezes não se perde tudo”, afirmou.
fonte: Valor Econômico