Santander e ABN boicotam audiência pública na Comissão de Defesa do Consumidor
A falta de compromisso das direções do Santander e do ABN em esclarecer para sociedade as conseqüências da fusão entre o banco espanhol e o banco holandês é a principal justificativa para o adiamento da audiência pública que aconteceria ontem, dia 2, na Comissão de Defesa do Consumidor na Câmara dos Deputados.
Os dois bancos já haviam boicotado a audiência na Comissão de Trabalho e Administração. Inclusive dois dirigentes sindicais presenciaram lobby do banco Santander para que as sessões fossem adiadas ou não ocorressem. O Banco Central e o Cade também não confirmaram presença. Não foi marcada uma nova data.
Os representantes dos trabalhadores também estavam convidados a participar da audiência pública. “A direção dos dois bancos passa a impressão que não estão nem um pouco preocupados nem com os consumidores, nem com os trabalhadores. Uma fusão dessa proporção exige um compromisso de proteção como acontece nos países da Europa”, afirma o funcionário do ABN/Real e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo Marcelo Gonçalves.
fonte: Carlos Fernandes – Seeb SP