Santander demite funcionários da Financeira na capital gaúcha
O Santander Banespa está desmontando a estrutura da Financeira em Porto Alegre. Desde o final de fevereiro, o banco já demitiu 10 dos 23 operadores, o que significa corte de 43% do pessoal e enfraquecimento do banco no mercado.
O SindBancários (Sindicato dos Bancários de Porto Alegre) exige o fim imediato das demissões. O assunto foi pautado pela entidade para ser discutido nesta terça-feira, dia 20, às 15h, na reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, que reúne integrantes da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander Banespa e representantes do banco, em São Paulo.
A alegação dada para os funcionários da Financeira é de que o banco sofreu muitas ações revisionais em Porto Alegre e, por isso, estaria demitindo, o que é injustificável.
“Vamos questionar na reunião o porquê desse brutal enxugamento, que ocorre no exato momento em que os bancos promovem uma disputa acirrada por essa fatia de mercado, que contribui significativamente para os lucros dos banqueiros ”, afirma o diretor do SindBancários, Ademir Wiederkehr. “Vamos reivindicar a suspensão das demissões e o remanejamento dos funcionários atingidos para outros setores do banco”, defende o dirigente sindical, que também é diretor regional da Afubesp.
“Faltam bancários nas agências de Porto Alegre para melhorar o atendimento aos clientes, o que tem provocado o adoecimento de vários trabalhadores e levado cada vez mais usuários a fazerem reclamações junto ao Procon e ao Banco Central”, reforça o diretor do SindBancários, Mauro Salles Machado.
fonte: SindBancários