Santander confirma Fabio Barbosa como futuro presidente do banco no Brasil
O Santander confirmou nesta tarde que o presidente do ABN AMRO Real no Brasil, Fábio Barbosa, será nomeado o “máximo responsável” por todas as operações do grupo espanhol no Brasil. De acordo com a instituição, essa nomeação se dará assim que forem obtidas “as autorizações correspondentes e o Banco Real se separe legalmente do ABN-AMRO”.
Em nota à imprensa, o Santander não informa quando isso ocorrerá, mas confirma que o atual presidente do grupo no país, Gabriel Jaramillo, prestará a partir de agora apenas serviços de apoio e assessoria à Presidência do Grupo Santander. No lugar dele ficará interinamente José Paiva, até que Barbosa possa assumir.
O grupo fez questão de frisar que o Banco Real e o Banco Santander Brasil continuarão operando como instituições financeiras separadas, com estruturas próprias, até a separação definitiva do ABN-AMRO. Depois de incorporado pelo Santander, o Banco Real passará a fazer parte da Divisão América.
“Dada a especial relevância do país, após a compra do Banco Real foi constituído um Comitê Corporativo de Seguimento, encabeçado pelo presidente Emilio Botín e do qual farão parte Alfredo Sáenz, vice-presidente segundo e CEO; Francisco Luzón, conselheiro e diretor geral do Grupo responsável pela Divisão América, e Marcial Portela, diretor geral responsável pela integração do Banco Real ao Grupo Santander” informa a nota.
Em outubro do ano passado, o ABN AMRO foi adquirido por um consórcio formado pelo espanhol Santander, o britânico Royal Bank of Scotland e o belga-holandês Fortis, passando ao controle de uma holding formada pelas três instituições.
O cronograma do negócio previa que, a partir do terceiro trimestre deste ano, haveria a divisão jurídica do grupo holandês entre os membros do consórcio, cabendo o ABN AMRO Real no Brasil ao Santander.
O banco espanhol também havia dito que as duas instituições atuariam de modo independente por cerca de três anos, período em que o nome Real inclusive seria mantido. Com a confirmação hoje da alteração de comando, é possível que esse período seja abreviado.
Leia abaixo a nota divulgada pelo Santander na tarde desta terça-feira:
São Paulo, 26 de fevereiro de 2008
Fábio Barbosa será o máximo responsável do Grupo Santander no Brasil
O Banco Santander informa que Fábio Barbosa, presidente do Banco Real, será nomeado o máximo responsável por todos os negócios do Grupo Santander no Brasil, assim que sejam obtidas as autorizações correspondentes e o Banco Real se separe legalmente do Grupo ABN-AMRO.
Gabriel Jaramillo, que desempenhou um excelente trabalho como country head do Santander no Brasil, prestará a partir de agora serviços de apoio e assessoria à Presidência do Grupo Santander.
Até que Fábio Barbosa assuma a direção do Grupo Santander no Brasil, José Paiva substituirá Gabriel Jaramillo como responsável pelo Banco Santander Brasil.
Banco Real e Banco Santander Brasil seguirão operando como duas entidades jurídicas separadas, com suas próprias estruturas diretivas, até que o Banco Real complete seu processo de separação do ABN-AMRO.
O Banco Real, uma vez incorporado ao Grupo Santander, passará a fazer parte da Divisão América. Dada a especial relevância do País, após a compra do Banco Real, foi constituído um Comitê Corporativo de Seguimento, encabeçado pelo presidente Emilio Botín e do qual farão parte Alfredo Sáenz, vice-presidente segundo e CEO; Francisco Luzón, conselheiro e diretor geral do Grupo responsável pela Divisão América, e Marcial Portela, diretor geral responsável pela integração do Banco Real ao Grupo Santander.
fonte: Valor Online