Santander Banespa nega ponto eletrônico para gerentes
Em reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, ocorrida na quarta-feira, dia 15, no CASA I, em São Paulo, que colocou na mesa de negociações dirigentes sindicais e representantes do Grupo Santander Banespa, o banco se negou a estender o ponto eletrônico e garantir o pagamento de horas-extras para bancários com cargos gerenciais.
No domingo, dia 19 de fevereiro, muitos funcionários tiveram que trabalhar, dentro da estratégia de testar o sistema de integração tecnológica dos bancos Santander e Banespa. Mas apenas quem possui ponto eletrônico recebeu o pagamento das horas extras.
Na reunião, o banco se recusou a reconhecer o direito dos gerentes ao pagamento das horas extras, argumentando que esses bancários não seriam “elegíveis”. Para o diretor da Fetec-CUT/SP, Sérgio Godinho, presente na reunião, “não dá para aceitar isso, pois, além de trabalharem muitas horas a mais por dia e muitas vezes até mesmo em finais de semana, esses bancários não recebem um tostão a mais por isso”.
Os dirigentes sindicais protestaram contra a intenção do banco de realizar novos testes na Páscoa. “Isso seria uma enorme maldade contra os bancários, pois todos desejam passar os feriados da Semana Santa com suas famílias”, afirmou o secretário de finanças da CNB/CUT, Paulo Stekel. Os representantes do banco disseram que o assunto está sendo analisado.
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região e a Federação dos Bancários do RS estão estudando um conjunto de ações para acabar com essa vergonhosa exploração. “Não se admite que um banco, que faz propaganda milionária com seis craques da seleção brasileira, não pague as horas de trabalho de seus funcionários, que não agüentam mais a pressão das metas e a sobrecarga de serviços”, reclama o diretor do Sindicato, Federação dos Bancários do RS e Afubesp, Ademir Wiederkehr.
fonte: Seeb PoA