Santander Banespa não aparece em mediação na DRT
Atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT/SP) havia agendado, para quarta-feira, dia 17, uma mesa-redonda entre os representantes dos bancários do Santander Banespa, do banco e da fiscalização do trabalho. Na pauta, a convocação para trabalhar fora do expediente, que tem se tornado cada vez freqüente na empresa, sem a devida remuneração das horas extras. No entanto, todos estiveram presentes na hora e local determinados pela DRT, menos o RH do banco, que, além de não comparecer, não deu satisfação nenhuma.
“Isso mostra o descaso do Santander Banespa com os funcionários. O banco não quer discutir a implementação de ponto eletrônico para todos e continua a exploração sem limites”, avalia o diretor da Fetec-CUT/SP Adalto Uchoa.
O problema das horas extras não pagas atinge principalmente os gerentes, que são classificados pelo Santander Banespa como “inelegíveis” para a marcação de ponto. Ou seja, são obrigados a trabalhar muito além de suas jornadas convencionais, inclusive nos fins de semana e feriados, sem serem pagos por isso.
Com a ausência do banco, a DRT/SP acionou um processo de fiscalização nos locais de trabalho, que será agora acompanhado pelo Sindicato, para comprovar as denúncias de trabalho gratuito no Santander Banespa.
fonte: Seeb SP