Santander Banespa integra ranking de reclamações do Procon de SP
Na quarta-feira, 15 de março, Dia Internacional do Consumidor, o Procon de São Paulo divulgou o ranking das 30 empresas que mais receberam reclamações em 2005. Cinco bancos fazem parte desta lista: Caixa Econômica Federal (11ª), Santander Banespa (14ª), Banco do Brasil (18ª), Unibanco (21ª) e Bradesco (22ª).
A área de assuntos financeiros, que incluem bancos e financeiras, foi responsável por 3.122 das 13.074 reclamações, o que representa 24% do total das queixas registradas e fundamentadas ano passado. Fraudes e golpes em conta corrente e poupanças, saques e transferências indevidas de valores são as maiores reclamações dos clientes bancários, além de problemas com furto e roubo de cartão magnético durante a utilização do auto-atendimento.
Não é à-toa que os bancos, líderes entre as empresas com maior número de reclamações, buscam por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) fugir do cumprimento das regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
fonte: Érika Soares – Afubesp com informações do Seeb SP