Santander Banespa gasta 13,5% do lucro em nova propaganda
Enquanto não decide se aumenta e antecipa a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos seus funcionários, o Santander Banespa investe mais de 100 milhões de dólares em propaganda recheada de astros da seleção brasileira de futebol.
A publicidade – que conta com os badalados Roberto Carlos, Cafú, os dois Ronaldos, Robinho e Kaká – consome 13,5% de todo o lucro e já se transformou na maior campanha da história de um banco no Brasil. Mas para especialistas, o investimento é exagerado e de retorno incerto, conforme reportagem do jornal Sanba, do Sindicato dos Bancários de São Paulo e voltado para os funcionários do Santander Banespa.
O jornal, que já está circulando entre os bancários, conta que o Santander tenta vender para o publico a idéia de que é o melhor banco do mundo. “A campanha nada mais é do que um informe publicitário. Existem outras variáveis que devem ser analisadas. Como a satisfação dos clientes junto ao banco”, afirma a diretora do Sindicato e funcionária Santander Banespa, Rita Berlofa. Ela lembra que o banco tem figurado constantemente no ranking das instituições financeiras que mais sofreram reclamações dos clientes junto ao Banco Central em 2005.
Segundo a Revista Exame, o Bradesco também está de olho nos jogadores da seleção. Mas a CBF recusou a proposta de R$ 7 milhões para que os jogadores aparecessem usando a camisa da seleção em propaganda do banco. A Confederação queria R$ 10 milhões. Segundo dados da revista, o Santander, negociou diretamente com os seis craques da seleção e desembolsou cerca de R$ 1,5 milhão para cada um.
fonte: CNB/CUT (16/02)