Santander Banespa estende direito a funcionários de forma global
Cada funcionário do Santander Banespa irá receber 100 ações da empresa, em comemoração aos 150 anos da instituição financeira. A medida se tornará efetiva após a aprovação da Junta Geral de Acionistas, a ser realizada em junho deste ano na Espanha.Terão direito todos os funcionários que estiverem na ativa nesta data.
De acordo com a Comfia/CCOO, entidade que reúne sindicalistas espanhóis, a reivindicação inicial dos trabalhadores era de 150 ações tanto para funcionários da ativa quanto para aposentados.
O valor unitário das ações é de 13,42 de euros, que em números atuais equivale aproximadamente a um total de R$ 3.600, por funcionário. Está é a primeira vez na história que o banco espanhol estende a aplicação de um direito a seus funcionários de todas as partes do mundo.
“Essa atitude demonstra que o banco tem total condição de tratar os funcionários igualitariamente em todos os países em que atua. O cumprimento da jornada, por exemplo, é um dos direitos que o Santander Banespa tem de respeitar em qualquer país que seus funcionários estejam”, destaca diz a diretora do Sindicato Rita Berlofa.
A luta pelo cumprimento de jornada de trabalho foi o tema principal da Jornada Internacional de Luta dos bancários do Grupo Santander Banespa, realizada, em setembro do ano passado e contou com a mobilização simultânea dos funcionários do banco na Espanha e de países da América Latina.
fonte: Agência Brasil