Santander Banespa é novamente o campeão de reclamações
No levantamento dos bancos com mais de um milhão de clientes, a liderança do Ranking de Instituições mais Reclamadas ficou em julho com o Santander Banespa, cujo índice de reclamações foi de 5,63 a cada 100 mil clientes. Os dados, divulgados nesta terça-feira, dia 15, são do Banco Central.
O atendimento, o fornecimento de informações e o descumprimento dos prazos estabelecidos foram os itens mais reclamados pelos consumidores bancários no mês de julho.
Depois do Santander Banepa, vieram o ABN AMRO, a Nossa Caixa, a Caixa Econômica Federal e o Unibanco.
Na tabela abaixo, é possível verificar o índice de reclamações atual e do mês anterior para os cinco primeiros colocados.
Índice de reclamações (*) – Top 5
junho julho
Santander Banespa 3,66 5,63
ABN AMRO – 4,51
Nossa Caixa 4,67 3,15
Caixa Econômica Federal – 1,77
Unibanco 2,00 1,48
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000.
Analisando os dados, pode-se observar que o Santander Banespa piorou seu índice de reclamações entre junho e julho. Na contramão, a Nossa Caixa e o Unibanco apresentaram um índice melhor do que o apresentado no mês anterior.
Os destaques foram o ABN AMRO e a Caixa que não apareciam na listagem dos Top 5 de reclamação no sexto mês do ano e agora figuram entre os índices de julho.
BC não tem autoridade para punir
Apesar de funcionar como regulador da indústria, o Banco Central não tem autoridade para punir os bancos que lideram o ranking de reclamações.
Desta forma, no caso de ocorrências mais graves, o BC abrirá somente um processo administrativo contra os bancos, procedimento que deve durar cerca de seis meses.
fonte: SindBancários, com informações da InfoMoney