Santander Banespa conclui proposta de aditivo à Convenção Coletiva da Fenaban
A direção do Santander Banespa apresentou novas propostas a Comissão de Organização dos Empregados (COE) na segunda-feira, dia 6, em São Paulo. O objetivo é firmar um aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2006/2007 da Fenaban.
Durante a negociação, o banco reafirmou as questões formuladas anteriormente e propôs a continuidade da estabilidade pré-aposentadoria de 36 meses (para mulheres com 21 anos de banco e homens com 25 anos de banco) por mais seis meses aos funcionários oriundos do Banespa. A partir de 28 de fevereiro de 2007, o período seria reduzido para 24 meses, mas preservando os tempos de empresa.
“Estamos chegando ao final do processo de transição de banco público para privado”, alegou o superintendente de Relações Sindicais do Santander Banespa, Gilberto Trazzi Canteras.
Para o diretor do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e da Afubesp, Ademir Wiederkehr, “a manutenção dessa cláusula por mais seis meses possibilitará que cerca de 300 funcionários adquiram a estabilidade, a exemplo de mais de seis mil colegas que conseguiram se aposentar depois da privatização, graças à renovação dessa importante conquista”.
“Os banespianos que ingressaram na estabilidade de 36 meses até o dia 18 de outubro, data da assinatura da Convenção Coletiva, estão garantidos independente do aditivo”, lembra o diretor de divulgação da Afubesp, José Reinaldo Martins.
Também foi anunciada a manutenção do vale-refeição para funcionários do ex-Banespa, que estão afastados por motivo de saúde pelo período de 180 dias em 31 de agosto. A partir dessa data, o prazo seria reduzido dia a dia para os novos afastados, sendo que em 28 de fevereiro de 2007 o período de recebimento desse benefício ficaria em 15 dias, conforme estabelece a convenção da categoria.
O banco propôs ainda estender a indenização em caso de morte ou incapacidade decorrente de assalto para os antigos funcionários do ex-Banespa, que é de R$ 127.025.96, por mais seis meses, até 28 de fevereiro de 2007. A partir de março, o valor será o mesmo da convenção da Fenaban, fixado em R$ 68.447,54.
Os representantes da empresa aceitaram a proposta dos dirigentes sindicais de estender para todos o direito ao intervalo de 15 minutos dentro da jornada de trabalho, que antes era restrito aos funcionários do Banespa admitidos antes da privatização. “Trata-se de uma conquista para os empregados do Banespa contratados a partir de 20 de novembro de 2000, bem como aos trabalhadores do Meridional e Santander Brasil”, frisou o diretor da Contraf-CUT e da Afubesp, Paulo Stekel.
Entretanto, o banco negou mais uma vez a licença remuneração pré-aposentadoria, mais conhecida como “pijama”. O direito só será garantido para quem preencheu os requisitos até o último dia 18 de outubro, inclusive, quando foi assinada a convenção coletiva.
Em relação ao Plano de Cargos e Salários (PCS), o banco marcou para o dia 5 de dezembro uma reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, onde apresentará as iniciativas que estão sendo tomadas. “Queremos soluções para corrigir as distorções existentes, pois há funcionários com as mesmas funções, mas com salários diferentes”, enfatizou José Reinaldo.
Pessoal Pré-75
Durante a reunião, os representantes do Santander Banespa voltaram a negar a incorporação do abono extraordinário aos aposentados e pensionistas pré-75 do ex-Banespa. O integrante da Comissão Nacional dos Aposentados, Oliver Simioni, alertou que “o segmento só teve prejuízos nos últimos anos e a incorporação será uma forma de mitigar as perdas sofridas”. O banco respondeu que “o abono perdeu o sentido com a volta do reajuste em 2006, seja pelo INPC, seja pelo índice da Fenaban”.
Plenária de Dirigentes
O conjunto de propostas para o primeiro aditivo de um banco privado será agora discutido nos locais de trabalho, visando ouvir os bancários e prestar esclarecimentos. Na próxima sexta-feira, dia 10, às 10h, os dirigentes sindicais do Santander Banespa se reúnem, em São Paulo, para avaliar o resultado das discussões e definir os encaminhamentos.
fonte: Afubesp – com informações Seeb PoA