Santander anuncia que deseja dobrar negócios na América Latina em 3 anos
Notícias divulgadas nesta quinta-feira na internet trazem declarações do diretor geral do grupo Santander, Francisco Luzón, sobre a projeção de crescimento do banco na América Latina. Durante conferência realizada na Espanha, o executivo informou que o objetivo é dobrar os negócios na região nos próximos três anos.
Para isso, segundo ele, serão investidos no mesmo período 2 bilhões de dólares, sendo 1 bilhão de dólares em tecnologia e outro bilhão em propriedades. “Nosso slogan para o triênio é muito claro: dobrar é ganhar”, disse Luzón.
No ano passado, o Santander conseguiu incrementar em 29% o lucro líquido obtido na América Latina e este ano o ganho deve subir entre 20 e 25 por cento. A direção da empresa pretende ainda ampliar em 9 milhões o número de clientes na região até 2010. Atualmente, essa marca é de 30 milhões.
De acordo com matéria da agência Reuters, o banco espanhol pretende crescer forte no Brasil e este seria uma das principais razões para a oferta de compra do ABN Amro por 71 bilhões de euros, feita em conjunto com outros dois bancos europeus.
“O Brasil, que tem a maior economia da América Latina, é o país que mais contribui para os lucros do banco na região”, afirma a reportagem.
Se o grupo de bancos, formando por Royal Bank of Scotland, Santander e Fortis, tiver sucesso na oferta, a instituição espanhola ficaria com as operações do ABN Amro no Brasil, o Banco Real. Isso colocaria o Santander em terceiro lugar entre os maiores bancos do país em termos de agências e volume de empréstimos.
Luzón não descartou a possibilidade de o Santander vir a comprar outro banco brasileiro para atingir sua meta de crescimento. Perguntado se o Santander poderia fazer uma oferta para ficar com o quarto maior banco do Brasil, o Unibanco, Luzón respondeu simplesmente: “O Unibanco é um grande banco”.
O diretor geral afirmou também que a instituição financeira, que atualmente é a sétima do ranking mundial, pretende obter 10 bilhões de dólares de lucro na América Latina até 2010. Os 2 bilhões de dólares a serem investidos sairiam deste total.
fonte: Airton Goes, com informações da Reuters