RICARDO BEZOINI DIZ QUE PRESIDENTE TENTOU OBSTRUIR A JUSTIÇA
Deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, vai processar o presidente Fernando Henrique Cardoso por tentativa de obstrução à Justiça.
Segundo informou ao jornal o Globo, as críticas de FHC à busca feita pelo Ministério Público na casa do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, constituem desrespeito à Constituição e caracterizariam crime de responsabilidade.
De acordo com Berzoini, o presidente teria usado o peso de seu cargo para inibir a ação do Ministério Público, o que é crime previsto na Constituição Federal. A atitude do presidente, explica, fere o Artigo 85, inciso 2º, da Carta, que veda ao presidente da República “ir contra o livre exercício dos Poderes Legislativos, Judiciário e do Ministério Público”:
Ao realizar a busca na casa do ex-presidente do BC, o Ministério Público agiu cumprindo suas atribuições legais e estava amparado por uma decisão judicial, já que solicitou previamente autorização da Justiça.
Operação abafa. Nem bem começou os seus trabalhos, a CPI do Sistema Financeiro já dá sinais de que há farto material de investigação pela frente. Mesmo o governo tendo tentado restringir a CPI ao Senado, para assegurar o controle das investigações, as notícias veiculadas diariamente mostram que a situação assumiu proporções que extrapolam de longe o esperado por ele.
Comenta-se que já estão providenciando a “operação abafa” para tentar acalmar os ânimos e reduzir o impactos da CPI. Adiar o depoimento do ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes, o principal foco das investigações no momento, faria parte dessa estratégia.
Reflexos. Segundo anunciou hoje à tarde a Agência Estado, o rumo da CPI começa a preocupar o mercado, “com o temor de que as investigações cheguem a outras figuras do governo e outras instituições financeiras”. A bolsa de São Paulo encerrou o pregão em baixa de 1,8% e a do Rio recuou 2,9%.
Tem de ser pra valer. A CNB-CUT está orientando os sindicatos filiados a mobilizarem suas bases para que enviem fax, e-mail e cartas a todos os senadores exigindo que a CPI seja conduzida com seriedade.
A diretoria da Afubesp chama os banespianos a aderirem ao chamamento da CNB, lembrando que há suspeitas em torno da escolha do Banco Fator para a avaliação do Banespa e da venda de títulos que trouxe prejuízos para o banco no mês de janeiro, só para citar os casos mais recentes. “Se as investigações da CPI estão chegando na cúpula do Banco Central é mais um motivo para que os banespianos se mobilizem pela apuração rigorosa dos fatos. Nós temos motivos particulares para isso, não só porque é de lá que saiu a intervenção no Banespa, mas pelas inúmeras irregularidades que temos denunciado no gerenciamento do banco e na condução do processo de privatização”, afirma a vice-presidente da Afubesp, Ivani Baptistão.
fonte: AFUBESP