Reunião entre Afubesp, Comissão Nacional e Afabans discute temas importantes para aposentados
Dirigentes da Afubesp e da Comissão Nacional dos Aposentados se reuniram ontem, 16, com representantes de diversas afabans para discutir temas de interesse do segmento. Um dos principais objetivos do encontro, ocorrido no auditório da Afubesp, foi informar aos colegas das afabans que o Ministério Público Federal ingressou com ação civil pública reivindicando o reajuste da complementação salarial do pessoal pré-75.
De acordo com o vice-presidente da Afubesp e coordenador da Comissão Nacional, Herbert Moniz, o processo movido pelo Ministério Público Federal é resultado de uma representação feita pela entidade em 13 de maio de 2002. “A ação está muito bem fundamentada, entretanto não queremos criar falsas expectativas, pois todos sabemos a força do Santander.”
Para o dirigente, esse foi apenas um passo a mais em direção ao objetivo, “que é termos nossos salários reajustados dignamente”.
Outro tema abordado na reunião foi a ação para reaver direitos não pagos pelo INSS. As dúvidas dos representantes das afabans sobre o assunto foram esclarecidas pelo advogado da Afubesp Anselmo Antônio Silva, que orientou os aposentados a não assinarem o documento enviado pelo banco. “Essa cessão de direitos contém vários pontos prejudiciais aos banespianos”, argumentou.
Um dos exemplos citados pelo advogado é a questão do Imposto de Renda. “Pelo texto do documento do banco, o aposentado é quem terá de pagar o IR de 27,5% sobre o valor total da ação.”
O presidente da Afubesp, Aparecido Sério, informou que o banco sequer chamou as entidades para discutir os pontos desfavoráveis para os aposentados. “Aqueles que assinarem estarão abdicando de 60% do valor a ser pago pelo Instituto e, infelizmente, nós não poderemos fazer nada para ajudá-los.”
A orientação da Afubesp é que os aposentados, além de não assinarem o documento do banco, encaminhem as procurações e os documentos necessários à abertura do processo para o Jurídico da entidade.
Ao final da reunião, os participantes reafirmaram a necessidade de realizar um encontro nacional de aposentados, conforme havia sido deliberado pelo 17º Congresso Nacional dos Trabalhadores do Grupo Santander Banespa. A data do evento ficou para ser definida posteriormente.
fonte: Afubesp