Retomada entrega de jornais no Santander Cultural
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região voltou a distribuir jornais da entidade, de mão em mão, dentro prédio do Santander Cultural, na última quinta-feira, dia 31 de maio. Cerca de 200 funcionários, além de terceirizados e estagiários, trabalham no prédio, que fica no centro da Capital.
A retomada ocorreu após a garantia dada no dia 8 de maio pelo superintendente de Relações Sindicais do Santander, Gilberto Trazzi Canteras, acompanhado do assessor Alberto Camacho, durante reunião com dirigentes sindicais na Casa dos Bancários, em Porto Alegre. O encontro fora agendado no Comitê de Relações Trabalhistas, fórum trimestral de negociação permanente entre a Comissão de Organização dos Empregados (COE) e banco, em São Paulo.
“A presença do Sindicato nos locais de trabalho é fundamental para a democracia e fortalece os canais de diálogo com os funcionários do banco”, afirmou o diretor do SindBancários e da Afubesp, Ademir Wiederkehr.
Ele lembra que o acesso foi interrompido unilateralmente pelo banco em novembro de 2004. “Na ocasião, houve um incidente no CASA 1, na capital paulista, que levou à suspensão da entrega de jornais em todas as áreas administrativas, incluindo o Santander Cultural”, disse o dirigente sindical. “Desde então, batalhamos para retomar esse importante espaço”.
Agora o Sindicato aguarda que o banco efetue o regramento para a realização de reuniões nos locais de trabalho do Santander Cultural. “A exemplo do ano passado, quando fizemos reuniões para explicar a proposta de aditivo e convocar uma assembléia específica, queremos discutir salários, condições de trabalho e outros assuntos de interesse dos bancários”, ressaltou o sindicalista.
fonte: SindBancários