RETALIAÇÃO: LEIA CARTA DO COREP AO CONSELHO DIRETOR
Representantes do Corep protocolaram ontem na Presidência do Banco uma carta de repúdio à decisão do Conselho Diretor de cancelar a liberação de cinco diretores da Afubesp e convocá-los para retomar suas funções no banco na próxima segunda-feira, 1o de março.
A carta, aprovada por unanimidade na reunião do Corep do dia 24, critica a direção banco pelo que considera uma retaliação à Afubesp e também por protelar a definição do Acordo Coletivo.
Ao final do texto, os representantes solicitam reabertura imediata de negociações e revogação da medida contra os cinco dirigentes da Associação.
Os dirigentes atingidos pela medida do banco são o presidente da Afubesp, Eduardo Rondino, e os diretores José Aparecido (Chocolate), Mario Sérgio Castanheira, Antonio Carlos Conquista e Ângelo César Malacrida.
Veja a íntegra da carta dos corepianos:
“São Paulo, 25 de Fevereiro de 1999
Ao
Banco do Estado de São Paulo S/A
Diretoria
At. Dr. João Alberto Magro
Os adiante assinados, membros eleitos do COREP – Conselho de Representação e Participação, vêm, por intermédio dessa D. Presidência, à presença do Conselho Diretor para manifestar nossa estranheza e ao mesmo tempo repudiar decisão do Conselho de retornar às dependências de origem os diretores da AFUBESP, atualmente no exercício de mandato conferido pelos funcionários do Conglomerado Banespa e Cabesp pelo fato de essa decisão contrariar os princípios democráticos e a própria ordem de liberação expedida pelo Banco.
Entende-se tal atitude como retaliação à toda Representação do funcionalismo a qual, desde sua constituição, sempre portou-se de maneira digna, notadamente diante de fatores complexos como têm sido os acordos coletivos e a atual defesa do BANESPA como Banco Estadual e Público.
Mais ainda, considera-se essa decisão desrespeitosa ao funcionalismo do Banco e da mesma forma o caráter protelatório que a Diretoria do Baco tem dado ao Acordo Coletivo, ato de sua exclusiva responsabilidade.
Assim, o corpo funcional do Conglomerado Banespa e Cabesp pedem a imediata revogação da decisão de retorno dos Diretores da Afubesp às respectivas dependências de origem e reivindicam a retomada imediata das negociações do Contrato Coletivo deste exercício.”
fonte: AFUBESP