Restituição do IR: banco se compromete a não debitar empréstimo antes da devolução
Esta semana, o Santander Banespa atendeu a uma das reivindicações feitas pelos representantes dos funcionários no último Comitê de Relações Trabalhistas, ocorrido dia 10 de novembro. O banco informou que os funcionários que utilizaram a linha de crédito para antecipar a restituição do Imposto de Renda não terão o pagamento do empréstimo debitado enquanto a Receita Federal não fizer a devolução do tributo.
A direção do Santander Banespa também garantiu que, caso seja comprovado que a demora na restituição do Imposto de Renda tenha sido causada por erro no formulário enviado pelo banco à Receita Federal, não cobrará os juros correspondentes ao período compreendido entre a data de vencimento do empréstimo e o efetivo débito.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Afubesp estão tentando marcar uma reunião, o mais rápido possível, com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para expor o problema e saber porque os trabalhadores do Santander Banespa estão sendo prejudicados e quem é o responsável pela demora na devolução do imposto.
Histórico – Em função de inúmeras denúncias feitas por banespianos, de que não teriam recebido ainda a restituição do Imposto de Renda em função de erro no formulário DIRF encaminhado pelo banco à Receita Federal, a Afubesp e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região protocolaram carta no Santander Banespa, no dia 3 de novembro, solicitando providências para resolver o problema. O documento foi endereçado ao presidente Gabriel Jaramillo, com cópias para o vice-presidente-executivo José Paiva e o superintendente de Relações Sindicais, Gilberto Trazzi.
Na reunião do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT), realizada dia 10, o tema voltou a ser cobrado pela representação. Em resposta, o banco afirmou que verificou junto à Receita Federal e esta “garantiu que as informações (enviadas pela empresa) estão corretas”. Também argumentou que, segundo dados obtidos, o problema não estaria afetando somente os trabalhadores do Santander Banespa e sim de muitas outras companhias.
Os representantes dos funcionários solicitaram, então, a prorrogação do vencimento dos empréstimos daqueles colegas que utilizaram a linha de crédito para antecipar a restituição do Imposto de Renda. Os negociadores do banco ficaram de verificar essa possibilidade e dar uma resposta.
fonte: Airton Goes e Érika Soares – Afubesp