Responsabilidade Social: Santander é classificado como “ruim” em estudo do Idec
Matéria veiculada na última segunda-feira, dia 18, pelo Jornal Brasil Atual 94,1, divulgou estudo feito pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) em relação à responsabilidade social nos bancos. A pesquisa mostra que as instituições financeiras estão longe de ser o que apresentam nos meios de comunicação.
O projeto avaliou o discurso de responsabilidade socioambiental e a conduta dos oito maiores bancos, que possuem mais de 1 milhão de clientes (exceto os estaduais). As instituições com melhor desempenho no estudo ficaram meramente com a classificação “regular”. O Santander, juntamente com o Unibanco, recebeu a classificação “ruim”, ficando pouco acima da pior categoria, “péssimo”.
Na pesquisa, foram levados em consideração três quesitos: relação com trabalhadores, com o meio ambiente e com os consumidores. O Santander ficou com as piores notas nos dois últimos blocos.
Para desenvolver o estudo, o Idec contou com a colaboração de algumas instituições parceiras, entre as quais Amigos da Terra, Contraf/CUT, Dieese, Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT).
Saiba mais sobre a avaliação no site www.idec.org.br.
fonte: Érika Soares – Afubesp