Resolução 118 mobiliza aposentados do Banespa
A questão da vinculação dos títulos federais com o reajuste dos aposentados e pensionistas pré-75 do Banespa será tema de audiência pública na Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, no próximo dia 6 de dezembro, às 9h, em Brasília.
O SindBancários, a Afubesp e a Associação Gaúcha dos Aposentados do Banespa (Agabesp) entregaram na segunda-feira, dia 26, um dossiê ao deputado Tarcísio Zimmermann (PT-RS), integrante da Comissão, nas dependências da Federação dos Bancários do RS, em Porto Alegre.
Segundo o diretor do SindBancários e da Afubesp, Ademir Wiederkehr, “os documentos que agora estão nas mãos do deputado gaúcho mostram a luta do pessoal pré-75 do Banespa, incluindo o parecer jurídico do professor Celso Antonio Bandeira de Melo sobre os direitos adquiridos desses aposentados aos títulos federais”.
“Com o dossiê, o parlamentar poderá questionar o Santander, o Banco Central e o governo sobre a situação dos aposentados e em relação a transferência ilícita de mais de R$ 7 bilhões para o banco espanhol por conta do congelamento de aposentadorias e pensões após a privatização”, destaca o presidente da Agabesp, Paulo Cardoso.
Zimmermann recebeu o material e demonstrou que já conhece o assunto, ficando de analisar o material para fazer perguntas aos participantes.
Na próxima sexta-feira, dia 30, às 9h, o SindBancários e a Agabesp se reunirão com a deputada federal Manuela d’Ábila (PCdoB-RS), também integrante da Comissão. E na segunda-feira que vem, dia 3 de dezembro, será a vez de entregar o dossiê ao deputado federal Marco Maia (PT-RS), que igualmente participa dessa Comissão.
A audiência é resultado do requerimento aprovado, no dia 11 de outubro, pelo deputado federal Nelson Marquezelli (PTB-SP, que também é presidente da Comissão.
Para a Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa (CNAB), o debate oficial reforçará a luta pelo resgate da Resolução 118/97 do Senado Federal. O integrante da CNAB Sérgio Roberto Zancopé convoca as afabans e os aposentados a se organizarem para ir à Brasília. “A participação dos colegas na audiência é muito importante.”
fonte: SindBancários