Representantes dos aposentados e pensionistas pré-75 rejeitam proposta do banco
Reunidos ontem, dia 9, em São Paulo, representantes da Afubesp, Afabesp, Comissão Nacional dos Aposentados e de quase todas as Afabans do país debateram exaustivamente a proposta apresentada pela direção do Santander Banespa ao pessoal pré-75 que recebe complementação do banco.
Ao final do encontro, os 84 participantes decidiram, por unanimidade, rejeitar a proposta da empresa, reafirmar a exigência de reajuste salarial tendo como base mínima o índice da Fenaban e continuar dialogando com a Comissão de Empresa dos Funcionários do Grupo Santander Banespa para juntos resolverem os itens pendentes, tais como Cabesp e Banesprev.
Também foram apresentadas dezenas de sugestões para a continuidade da luta pelo reajuste salarial, que ficaram de ser condensadas pelas entidades (Afubesp, Afabesp e Comissão Nacional) e, posteriormente, repassadas a todas as Afabans.
Todas as deliberações do encontro serão encaminhadas formalmente aos colegas da Comissão de Empresa dos Funcionários do Grupo Santander Banespa.
Motivos da rejeição – Os participantes do encontro, ocorrido no auditório da Afubesp, consideraram que a proposta do Santander Banespa só é favorável ao banco. Entre os muitos argumentos apresentados para rejeitar a proposta estão:
– Mais dois anos de congelamento salarial e o recebimento de apenas 50% do índice do INPC em 2006 representam perdas insuportáveis;
– Os abonos não são incorporados ao salário;
– O pessoal pré-75 não deve abrir mão das ações coletivas em troca de R$ 50 milhões, pois, segundo cálculos feitos por um grupo de aposentados, somente de gratificações o banco deve cerca de R$ 1,2 bilhão ao segmento (31 salários atuais);
– Os aposentados não podem entrar em um fundo que ninguém sabe quais são as regras e como será administrado.
Orientações a todos os aposentados e pensionistas – As deliberações aprovadas devem ser repassadas a todos os aposentados e pensionistas pré-75 que recebem complementação do Santander Banespa, para que ninguém aceite a proposta do banco, mantendo a unidade do movimento em defesa dos direitos.
Além disso, os colegas pré-75 devem participar das assembléias sindicais marcadas para a próxima terça-feira, dia 14, que deverão votar a proposta da Fenaban para a categoria bancária, de 8,5% de reajuste salarial. Caso seja aprovado, esse será o índice mínimo exigido pelos aposentados nas negociações com o banco.
Todos devem permanecer atentos aos comunicados e informativos das entidades e participarem das atividades que serão definidas nos próximos dias.
Afubesp, Afabesp, Comissão Nacional dos Aposentados e Afabans
fonte: Airton Goes – Afubesp