Representantes conseguem fazer Santander Banespa rever cinco demissões até agora
Até o momento, as entidades sindicais e de representação conseguiram convencer o Santander Banespa a cancelar cinco das demissões ocorridas nas últimas semanas. Esse número foi alcançado durante negociação realizada na última quinta-feira, 13, com a Diretoria do banco.
No encontro, os representantes dos funcionários entregaram a relação completa dos demitidos que solicitam reintegração. “Existem casos de colegas próximos da aposentadoria, lesionados e outras injustiças”, relata o presidente da Afubesp, Aparecido Sério da Silva, que participou da reunião.
O dirigente destaca que as entidades estão reivindicando a reversão de todas as demissões, com exceção daqueles que não querem mais voltar a trabalhar no Santander Banespa. O banco ficou de analisar caso a caso.
Outros temas debatidos – Além da reintegração dos demitidos, os representantes dos funcionários reafirmaram pedidos para que a linha de crédito com desconto em folha fosse estendida aos aposentados e tivesse taxa inicial de juros reduzida de 1,75% para 1%.
Também cobraram pagamento retroativo dos tíquetes aos empregados do banco que trabalham no Projeto Altair.
Leia abaixo a ata da reunião, com os outros itens debatidos:
REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO REALIZADA EM 13.11.03
PELA COMISSÃO DE EMPRESA: Campestrin, Cido Sério, Rita Berlofa e Vera Marchioni.
PELO BANCO: Gilberto Trazzi, Ricardo Weisheimer e Alberto Camacho
A representação dos empregados apresentou os seguintes itens:
– Tíquetes Projeto Altair: A representação sindical solicitou que o banco também faça o pagamento retroativo dos tíquetes aos empregados que trabalharam no Projeto Altair. O banco estará verificando.
– CIPA Morumbi: A representação sindical solicitou que o banco prorrogue o mandado da CIPA Morumbi até julho/2004. O banco irá prorrogar o mandato até julho/2004 através de ata específica assinada pelas partes, bem como comunicação ao DRTE.
– Exames Médicos: A representação sindical solicitou que o banco realize exames médicos com a periodicidade anual, para todos os empregados conforme estabelecido na “NR7 – item 7.4.3.2 – a) para trabalhadores expostos a riscos ou situações de trabalho que impliquem no desenvolvimento ou agravamento de doença ocupacional, ou, ainda, para aqueles que sejam portadores de doenças crônicas, os exames deverão ser repetidos: a.1) a cada ano ou intervalos menores, a critério do médico encarregado, ou se notificado pelo médico agente da inspeção do trabalho, ou, ainda como resultado de negociação coletiva de trabalho”, Considerando que a maior incidência de LER/DORT se dá entre os trabalhadores bancários a representação sindical entende que todos os trabalhadores estão expostos aos riscos previstos na NR, e nesse sentido o exame médico deve ter a periodicidade de um ano para todos. O banco está cumprindo fielmente a legislação vigente, ou seja, está convocando os seus empregados para realização dos exames médicos ocupacionais, de acordo com o previsto na NR7.
– Dirben 8030: A representação sindical solicitou que o banco forneça o documento para os empregados que trabalharam em áreas onde haja laudo. O banco estará analisando cada pedido de acordo com a legislação vigente.
– Empréstimo/Desconto em Folha: A representação sindical solicita extensão do empréstimo para os empregados afastados e aposentados, bem como a redução da taxa atual (1,75%) para 1%, e a partir deste índice escalonado até 2%. O banco informa que o empréstimo em folha de pagamento para os empregados foi implantado. Não temos este produto para os aposentados. Quanto a extensão do empréstimo para os empregados afastados, o banco irá verificar.
Assinam os presentes:
Fonto:Afubesp