Regional do Banespa desrespeita representantes dos bancários
A Gerência Regional do Vale do Paraíba do Banespa não compareceu à mesa de negociação agendada para a última sexta-feira, dia 15, com o Sindicato dos Bancários de Taubaté, na Subdelegacia do Trabalho de São José dos Campos. Também participariam da mesa, os sindicatos de Guaratinguetá e São José dos Campos.
Na ocasião, seriam apresentados vários problemas, que vêm sendo enfrentados nas agências e departamentos da região, relacionados à falta de funcionários (estagiários exercendo funções típicas de bancários, que configura a interposição fraudulenta de mão-de-obra, bancários sem receber horas extras e trabalhando durante as férias, supervisores atuando como caixas após o fechamento das agências, etc.).
Ao invés de participar da mesa, a Regional protocolou um ofício justificando que as reivindicações deveriam ser apresentadas no Comitê de Relações Trabalhistas. “Desde quando a Cláusula 73 do acordo coletivo do Banespa foi impeditivo para que o banco negociasse com os representantes dos funcionários?”, questiona o diretor do Sindicato de Taubaté e da Afubesp, Luiz Antônio de Toledo, o Alemão. “Os bancários estão indignados com a atitude da Regional.”
Para denunciar o desprezo demonstrado pela Regional Vale do Paraíba para com os representantes dos bancários, os sindicatos estão enviando um informativo a todo movimento sindical bancário. “Entendemos que o banco está se lixando para os nossos problemas (e isso já faz tempo). Quer mais é produtividade, lucro e mais lucro”, diz a carta.
Os sindicatos também informam que os problemas serão novamente encaminhados à Diretoria de Relações Sindicais, mas avisa: “Caso não haja nenhuma solução, vamos agir do nosso jeito”.
fonte: Érika Soares – Afubesp