Quem tem mais de 60 anos poderá sacar correção do FGTS nesta quinta-feira
Começa nesta quinta-feira, dia 20, o pagamento em parcela única das correções do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) referente aos planos Verão (janeiro de 1989) e Collor I (abril de 1990) para quem tem mais de 60 anos. A liberação foi oficializada na sexta-feira, dia 14, com a publicação da medida provisória que traz ainda outra novidade: a liberação, também em parcela única, para os herdeiros de titulares da conta, independente do valor do crédito e da idade dos beneficiários. Pelos cálculos da Caixa Econômica Federal, 461.651 contas terão direito ao saque único, num total de R$ 2,74 bilhões.
O dinheiro estará disponível para saque a todos os trabalhadores que completaram 60 anos até abril deste ano. Os demais terão de solicitar a liberação um mês após o aniversário.
A idade não é o único pré-requisito. A lei exige ainda o cumprimento de outras duas condições: ter aderido ao acordo do governo (o prazo terminou em dezembro do ano passado) e estar enquadrado nas regras de saque do Fundo, que são, basicamente, aposentadoria e demissão sem justa causa. “Quem tiver fora das regras continuará tendo o dinheiro depositado na conta vinculada em parcelas e sem direito ao saque. À medida que adquirirem o direito, sacam em parcela única”, explica Gildásio Freitas, gerente de FGTS da Caixa em São Paulo.
Para facilitar o pagamento, a Caixa abrirá suas agências um hora mais cedo nos dias 20, 21 e 24. Entre 9h e 10h serão atendidos somente os casos de antecipação de saque. Haverá também atendimento durante expediente normal. “As pessoas não precisam ficar desesperadas. O dinheiro ficará guardado até que o titular se apresente”, disse Gildásio.
Para resgatar a quantia, basta comparecer em qualquer endereço da CEF portando os documentos pessoais. Como todos os trabalhadores já receberam pelo menos uma parcela das perdas, o direito ao saque já está registrado no sistema do banco.
Vale alertar também que o saque das antecipações é liberado somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Isso vale inclusive para quem, no ato da adesão, optou por crédito em conta corrente.
Estatuto – O saque único para pessoas com mais de 60 anos veio para adaptar as correções ao Estatuto do Idoso, em vigor desde janeiro deste ano. Segundo o ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini, essa é apenas uma das medidas discutidas pelo governo nos últimos meses para ampliar o poder de compra dos brasileiros.
fonte: Diário de S.Paulo