PROPOSTA DO BANCO NÃO CONVENCE COREPIANOS
Aumenta rejeição à proposta do banco
Corepianos reunidos hoje em São Paulo também rejeitaram a última proposta de acordo apresentada ontem pela Dirhu.
Com apenas duas abstenções e nenhum voto contrário à rejeição, a decisão dos corepianos reforça a posição assumida ontem pelo Comando Nacional representado pela CNB-CUT, Fetec-SP, Afubesp, Seeb-SP, Direp/Corep e sindicatos e federações cutistas de alertar o funcionalismo para os riscos que podem advir de uma aceitação precipitada da proposta sem uma análise detalhada de todos os perigos que ela traz embutidos, entre os quais, brecha para demissão em massa.
O corepiano José Roberto Barbosa, também diretor da Afubesp, afirma que os funcionários ainda não esgotaram sua potencialidade de mobilização, para aceitarem rifar direitos duramente conquistados ao longo dos anos e que hoje compõem o Acordo Coletivo. Para ele, o Conselho Diretor conta com as dificuldades financeiras do funcionalismo para pressionar pela aceitação da proposta apresentada e, com isso, moldar o acordo dos banespianos aos interesses dos banqueiros privados que cobiçam comprar o Banespa num eventual leilão de privatização.
“Com a crise na economia, abrem as possibilidades para revertermos o processo de privatização e trazermos o Banespa de volta para São Paulo. Num momento como esse, seria uma irresponsabilidade dos representantes dos funcionários não pedir ao colega que já vem se virando há algum tempo, que segure as pontas um pouco mais para que a gente não dê ponto sem nó. Por que vamos abrir mão do nosso acordo justo agora?”, indaga.
Zé Roberto lembra que a partir da próxima semana terá início a Operação Topetudo Pelo Emprego, em que membros das entidades representativas dos funcionários vão percorrer as agências para convocar os colegas para o Encontro Nacional que será realizado no próximo dia 30 e discutir “tintim por tintim”, como diz, todos os problemas que a proposta do banco apresenta e de como ela é feita de encomenda para acelerar o processo de privatização do Banespa.
No Encontro Nacional (local e horário serão divulgados brevemente), além da campanha salarial, serão discutidos a conjuntura atual, a continuidade da luta contra a privatização e o encaminhamento da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) na Assembléia Legislativa de São Paulo. Todos os banespianos devem participar.
fonte: AFUBESP