Procon aponta que juros nos bancos sobem novamente
Taxa de empréstimo pessoal foi elevada pelo sexto mês consecutivo
As médias dos juros tanto dos empréstimos pessoais quanto do cheque especial subiram mais uma vez neste mês, segundo levantamento divulgado na sexta, 13, pela Fundação Procon-SP.
De acordo com estudos realizados mensalmente pela entidade, este é o sexto mês consecutivo no qual os juros dos empréstimos pessoais aumentam, na comparação com o mês anterior, e a terceira alta seguida da taxa média do cheque especial.
Em junho, o juro médio cobrado nos empréstimos atingiu o patamar de 5,61% mensal – 0,02 ponto percentual maior que do que o nível de maio (5,59%) e 0,34 ponto percentual mais alto do que a média registrada em dezembro do ano passado (5,27%), último mês antes da série de altas.
Já o juro do cheque especial chegou a 8,73% ao mês – 0,12 ponto percentual a mais do que a média de maio (8,69%) e 0,53 ponto percentual maior que a média de março (8,20%), quando a taxa registrou a última queda.
De acordo com o Procon-SP, no levantamento foram consultados dez bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Banco Real, Banco Safra, Santander e Unibanco.
fonte: Agência Brasil