PRESIDENTE DO STJ SÓ VAI DAR PARECER NA PRÓXIMA SEMANA
No final da tarde de hoje o ministro Paulo Costa Leite, presidente do Superior Tribunal de Justiça, recebeu em audiência dirigentes da Afubesp, Sindicato dos Bancários de SP, Direp e os diretores eleitos Banesprev e Cabesp.
Segundo o presidente da Afubesp, Eduardo Rondino, o ministro Costa Leite contou que esteve reunido com o advogado da União no período da manhã e teria negado o pedido de suspensão imediata das liminares revalidadas no dia 1º de junho pelo Tribunal Regional Federal de São Paulo. Ele disse que ouvirá as partes envolvidas e confirmou reunião com o Sindicato dos Bancários de São Paulo para esta quinta, 8, às 10 horas, agendada ontem pelo deputado federal Ricardo Berzoini (PT). O despacho sobre o pedido da AGU e do Banco Central só deverá sair na próxima semana.
“Para nós é muito importante a postura do ministro de ouvir todos os envolvidos, pois estamos convencidos de que esse é o melhor caminho para que conheça as ilicitudes cometidas pela União e o governo Covas no processo de privatização do banco”, diz Rondino, acrescentando que o Banco Central “já pode ir sacando nova data do bolso do colete, porque 18 de julho já era.”
Os dirigentes foram ao STJ acompanhados dos deputados federais Vivaldo Barbosa (PDT/RJ), que agendou a reunião com o ministro, e Fernando Zuppo (PDT/SP).
Argumento frágil. O presidente da Afubesp informa que os dirigentes entregaram vários documentos ao ministro, entre os quais o dossiê que enumera as ilegalidades registradas no processo de privatização e cópia da nota assinada por economistas que contesta o argumento do Banco Central de que o adiamento do leilão implica “graves lesões à economia nacional”. O documento dos economistas conta com a adesão de Maria da Conceição Tavares, Luiz Gonzaga Belluzzo, Aloízio Mercadante, Sérgio Mendonça, entre outros.
Debate na Câmara dos Deputados. Os dirigentes banespianos foram a Brasília hoje para participar de debate convocado pela Frente Parlamentar em Defesa do Brasil, cujo tema era a privatização do Banespa.
Wagner Pinheiro, diretor financeiro do Banesprev informou que os parlamentares deliberaram por sugerir aos partidos políticos que incluam a luta contra as privatizações, entre as quais a do Banespa, nos programas de governo deste ano. Também estão discutindo um Projeto de Resolução, “em caráter de urgência”, para que o Congresso Nacional suste o processo de privatizações do governo federal.
Acompanharam o debate os seguintes deputados federais: Vivaldo Barbosa (PDT/RJ), presidente da Frente; José Dirceu, presidente nacional do PT; Fernando Zuppo (PDT/SP); Ricardo Berzoini (PT/SP); Virgílio Guimarães (PT/MG); Haroldo de Lima (PC do B/BA); Waldir Pires (PT/BA); Geraldo Magela (PT/DF); José Machado
fonte: AFUBESP