Presidente do Banesprev é cogitado para disputar a direção da Abrapp
O primeiro dia do 28º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão trouxe à tona a disputa que está sendo travada para a escolha do presidente da Abrapp (Associação Brasileira de Entidades Fechadas de Previdência Complementar). A eleição da nova direção da entidade está marcada para esta sexta-feira, no encerramento do evento iniciado na quarta-feira, dia 7. Entretanto, o debate público sobre o assunto foi antecipado pelas declarações do diretor de investimentos da Funcef (Fundação dos Economiários Federais), Demósthenes Marques.
Convidado para falar sobre as oportunidades no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), ele fez questão de registrar o protesto do fundo que representa contra a tentativa do atual presidente Abrapp, Fernando Pimentel, de conseguir um terceiro mandato. “Isso tira a credibilidade da entidade”, criticou o dirigente da Funcef.
Para reforçar seus argumentos contra uma possível recondução de Pimentel ao cargo, Marques lembrou o fato de os fundos de pensão estarem empenhados em implantar mecanismos de governança corporativa, baseados em transparência. “Nada mais inadequado do que não sermos capazes de implementar tais dispositivos em nossa própria entidade representativa”, disparou.
A tentativa do atual presidente da Abrapp de conquistar um terceiro mandato consecutivo enfrenta a oposição dos maiores fundos de previdência do país, entre os quais a Previ (Banco do Brasil) e a Petros (Petrobras). Seus dirigentes alegam que a reeleição pela terceira vez consecutiva contraria o estatuto. Pimentel, que é presidente da Fundação Atlântica, o fundo de previdência complementar da Telemar, se defende dizendo que a reformulação do estatuto ocorrida em 2006 abriu essa possibilidade.
O debate sobre o processo eleitoral deverá continuar acirrado até amanhã, quando ocorrerá a escolha. Segundo informações divulgadas pela imprensa, a Previ, Petros e Funcef e outros fundos que rejeitam a tese do terceiro mandato cogitam indicar o nome de Jarbas Antonio de Biagi, presidente da Banesprev (fundo de pensão dos funcionários do Santander Banespa) e do Sindapp (Sindicato Nacional das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), para concorrer ao cargo de presidente da Abrapp. Entretanto, até o momento sua candidatura não foi protocolada.
Maior congresso da história
O 28º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, que tem como tema “Capitalismo Social e Crescimento – O Futuro é Agora”, está acontecendo em Belo Horizonte e é o maior já realizado. Reúne 281 fundos de pensão e cerca de 2.300 pessoas (entre os quais os representantes eleitos do Banesprev), que participarão de 20 painéis de debates.
Fundos têm R$ 420 bilhões em reservas
Segundo a Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), entidade que organiza o congresso, os fundos de pensão têm reservas superiores a R$ 420 bilhões, o equivalente a 17% do PIB brasileiro.
fonte: Airton Goes – Afubesp