Prepare-se para a visita do papa; trânsito deve ficar complicado em São Paulo
A visita do papa Bento XVI a São Paulo, entre os dias 9 e 11 de maio (de quarta a sexta-feira) não vai ser um acontecimento apenas para os católicos. Com eventos agendados para o Campo de Marte, estádio do Pacaembu, Palácio dos Bandeirantes e Catedral da Sé, a estadia e principalmente a movimentação do sumo pontífice por São Paulo vai provocar interdições de diversas ruas e mudanças no transporte público.
O aumento do movimento do comércio esperado para o Dia das Mães – que tradicionalmente perde apenas para o Natal em vendas – promete ser um ingrediente a mais para o caos que deve tomar conta especialmente da região central da cidade nesta semana – a Rua 25 de março fica a poucos metros do Mosteiro de São Bento, onde o papa estará hospedado.
A chegada – A comitiva do Vaticano chega ao aeroporto de Cumbica às 16h30 desta quarta-feira. De lá, o papa vai de helicóptero para o Campo de Marte (Zona Norte), e segue em carro aberto em direção ao mosteiro, no Centro, onde fará uma saudação à população concentrada nas ruas da região por volta das 19h. Todo o percurso do papamóvel – avenidas Santos Dumont, Tiradentes e Cásper Líbero, ruas Brigadeiro Tobias e Mauá, e Viaduto Santa Ifigênia – será interditado por cerca de uma hora.
Os acessos centrais à estação São Bento do Metrô (no largo em frente ao mosteiro) ficarão fechados durante os três dias, mas as demais entradas permanecerão abertas. A administração do Metrô vai reforçar o número de trens em circulação durante todo o período da visita e não interromperá as operações na madrugada do dia 10 para o dia 11.
A estadia – Na manhã da quinta-feira o papa parte (em carro oficial) em direção ao Palácio dos Bandeirantes, onde encontra o presidente Lula e o governador José Serra. Entre 18h e 20h, participa de um encontro com a juventude católica na Praça Charles Miller, no Pacaembu, onde são esperadas 150 mil pessoas. A confusão no trânsito desta vez deve começar no Memorial da América Latina, de onde sai o papamóvel, às 17h30. A Avenida Pacaembu será interditada nos dois sentidos.
Na sexta-feira, às 9h, acontece a missa de beatificação do Frei Galvão no Campo de Marte. Bento XVI se deslocará para a celebração em carro oficial, mas o trânsito deve ficar complicado em toda a cidade, pois são esperadas mais de 1,5 milhão de pessoas para o evento. Vias de toda a região serão interditadas, como avenidas Braz Leme, Santos Dumont, Marginal Tietê e Voluntários da Pátria.
O papa retorna ao mosteiro em carro oficial e de lá segue, novamente em carro aberto, para a catedral da Sé, onde encontra, às 16h, líderes da Igreja Católica Brasileira. O trajeto do mosteiro ao ponto zero da capital será todo interditado. Da Sé, o papa faz o caminho de volta ao Campo de Marte em carro aberto, e segue de helicóptero para a cidade de Aparecida do Norte.