PREFEITURA DE PORTO ALEGRE ENTRA COM AÇÃO NA JUSTIÇA CONTRA PRIVATIZAÇÃO DO BANESPA
“A Prefeitura de Porto Alegre ingressou na Justiça de São Paulo com uma ação ordinária com pedido de tutela antecipada contra a privatização do Banespa.
A ação, assinada pelo procurador do município, Gustavo Nygaard, questiona a provisão de R$ 1,8 bilhão referente a débito com a instituição com a Receita Federal.
Segundo Nygaard, a prefeitura de Porto Alegre moveu ação na condição de acionista minoritário, com menos de 1% do capital do banco. Para o procurador, a provisão representa um risco de “imenso” prejuízo para os acionistas minoritários.
O recurso judicial da prefeitura de Porto Alegre pede ainda que seja impedida a publicação do balanço do Banespa referente o exercício de 1999.”
Mais uma. Ademir Wiederkehr, diretor da Afubesp e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre afirma que a iniciativa tomada pelo executivo da capital gaúcha deve servir de exemplo para que outras prefeituras que tenham ações do Banespa também contestem judicialmente o projeto de venda do banco. “Essa é mais uma trincheira dos acionistas minoritários e parceiros nossos na luta contra a privatização do Banespa. É importante que os colegas banespianos incentivem as prefeituras de sua cidade a também ingressarem com ação na Justiça.”
Ademir lembra que o balanço com provisionamento da multa da Receita Federal só não foi divulgado por força da liminar obtida em ação movida pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo. “A conquista de novas liminares contribui para atrasar o calendário do governo e isso é muito bom para nós, pois teremos mais tempo para ganhar a sociedade e seus representantes definitivamente contra a privatização.”
fonte: AFUBESP