Posto do Santander em Porto Alegre continua sem porta giratória
O Santander Banespa ainda não instalou porta giratória com detector de metais no posto de atendimento inaugurado, em maio, no Centro Clínico do Hospital São Lucas da PUC-RS, em Porto Alegre. O banco continua descumprindo a Lei Municipal nº 7.494, de 15.09.94, pela qual “é obrigatória, nas agências e postos de serviços bancários, a instalação de porta eletrônica de segurança individualizada em todos os acessos destinados ao público”.
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) já cobrou providências da superintendência regional do Santander Banespa. O assunto também foi discutido na última reunião do Comitê de Relações Trabalhistas, ocorrida no dia 4 de julho, quando o banco afirmou que iria verificar.
“É inaceitável que o banco ainda não tenha providenciado uma porta giratória no posto do Centro Clínico”, protesta o diretor do SindBancários, Sérgio Teixeira. Ele espera que a dependência não seja assaltada como ocorreu com o posto da Ulbra, no último dia 16. “Trata-se de um enorme descaso com a vida dos bancários, vigilantes e clientes, pois a porta giratória traz segurança e inibe a ação de quadrilhas cada vez mais ousadas e aparelhadas”, afirma.
Além disso, o descumprimento dessa legislação deixa o banco passível de autuação pelos fiscais da Prefeitura, ficando sujeito ao pagamento de multas e até a cassação do alvará de funcionamento do posto.
Enquanto o Santander Banespa não resolve o problema, a onda de assaltos e seqüestros segue apavorando a categoria no RS. Segundo levantamento do SindBancários, foram registrados 18 ataques a bancos em agosto e 26 em julho no Estado, aumentando o medo e a sensação de insegurança.
fonte: SindBancários