PLANO PAP: OBJETIVO DOS DIRETORES ELEITOS É CAUSAR O MENOR IMPACTO POSSÍVEL
Foi protocolada ontem, na presidência da Cabesp, proposta (veja íntegra abaixo) assinada pela Comissão de Estudos Comando CNB-CUT para o Plano PAP.
De acordo com Antônio Carlos Conquista, diretor administrativo da Cabesp eleito pelos funcionários, a adoção do conjunto de propostas apresentadas tornaria desnecessário o reajuste dos índices de contribuição.
O presidente da Caixa teria advertido, porém, que alguns itens envolveriam reforma estatutária, que depende de referendo de assembléia. Por isso, explica Conquista, permanece a discussão dos índices, que conforme estudo atuarial apresentado variam entre 6%, 12% e 18%.
“Nossa preocupação é garantir que o impacto de eventual reajuste seja o mínimo possível para a sobrevivência do plano, enquanto não conseguimos colocar nossas propostas em prática e efetuar a reforma estatutária que garanta a proteção da Cabesp.”
Veja o que a Comissão propõe:
Reforma estatutária revendo o caráter auto-sustentável do PLANO, adoção da Cabesp II e eliminação da obrigatoriedade de quitação de saldo devedor para desistências
Evolução de 25% para 100% da receita mensal do seguro Renda Garantida a partir de julho/00
Aporte mensal de 10% da receita do seguro de Vida (apólice 670) a partir de julho/00
Aporte único em julho/00 corretivo da taxa de administração do ano de 1997 (de 5% para 1%)
Aporte único corretivo em julho/00 da taxa mais vantajosa das aplicações financeiras, de janeiro/98 a junho/00, conforme decisão de 1990
Opção de mensalização da contribuição sobre o 13º salário
Agilização da proposta de Equipe Médica Visitadora, com ampla discussão sobre o regulamento
Assembléia Geral Extraordinária (e Plebiscito) para referendo das alterações de custeio.
fonte: AFUBESP